Notícias

>

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes: confira os vencedores

A  praia de Naufragados, em Florianópolis, foi um dos destaques da 5ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. Foi no local que o experiente atleta Paulo Moura, referência quando o assunto é surf em ondas gigantes, foi laureado com a premiação máxima: a Maior Onda do Ano. Além

Escrito por

Vitor Minatelli

|

Publicado em:

07/04/2023

|

Atualizado em:

10/04/2023

-

13:32

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Guilherme Hilel ( centro) venceu na categoria Onda do Ano. Em segundo ficou Pedro Calado, seguido por João Chianca ( representado por um amigo na foto) – Foto: Cabal

A  praia de Naufragados, em Florianópolis, foi um dos destaques da 5ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. Foi no local que o experiente atleta Paulo Moura, referência quando o assunto é surf em ondas gigantes, foi laureado com a premiação máxima: a Maior Onda do Ano. Além do surfista pernambucano, a elite do esporte foi reverenciada durante a cerimônia de premiação que aconteceu na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

– Eu queria dizer, especialmente porque eu sou pernambucano, junto com o Eraldo e o Burle, que vocês sempre foram a nossa inspiração no surf! Eu fiquei aqui olhando eles, segui o caminho da competição e, depois, migrei para as ondas grandes. E, hoje, estou podendo pegar ondas no Brasil e no mundo! É bom porque tem o legado que vocês deixaram para a gente e sou muito grato por isso! Queria oferecer esse título, especialmente, para toda a comunidade de Naufragados. Deus abençoe vocês! Essa onda aqui é para vocês, esse título é para vocês – celebrou Paulo Moura.

Paulo Moura – Foto: divulgação

 

Nas categorias Ocyan Onda do Ano Masculino e Feminino, os vencedores foram Guilherme Hilel e Michaela Fragonese, com registros de picos no estado do Rio de Janeiro. Guilherme se aventurou na Barrinha, que fica na cidade de Saquarema. Já Michaela enfrentou o swell da praia de Itacoatiara, em Niterói. Em seu discurso de agradecimento, Guilherme homenageou Marcio Freire, surfista que morreu em Nazaré, Portugal, no início do ano.

– Eu quero dedicar este prêmio ao Marcio. A família dele fez questão de me presentear com o colete inflável e a luva de borracha dele. Ele me passou o cinturão e eu, como surfista de ondas grandes, tenho a obrigação de honrá-lo – disse.

Por sua vez, Michaela ressaltou a importância do evento dar oportunidade para as mulheres se destacarem no cenário nacional da modalidade.

Finalistas feminino – Michaela Fregonese, Alessandra Marinelli , e Michelle Des Boullions – Foto: divulgação

– Queria parabenizar a produção por colocar essa categoria feminina, porque o ciclo de ondas grandes no Brasil ainda está muito precário nesse sentido. Os campeonatos não querem colocar a categoria feminina e isso é muito triste. Mas aqui não, aqui vocês sempre colocam. Estaremos sempre por aqui dando o nosso show à parte – declarou Michaela.

Um dos momentos mais esperados da premiação, a categoria Melhor Vaca foi vencida pelo campeão mundial Lucas Chumbo. O destemido surfista encarou uma onda gigante na Laje do Gardenal, na cidade do Rio de Janeiro, e teve o tombo registrado por Yunes Khader. Quem entregou o prêmio ao atleta foi Pedro Scooby.

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes – Foto: Cabal

Dudu Pedra e Camille Oliveira foram os campões na categoria Melhor Onda Bodyboard masculino e feminino. Ele surfou em Itacoatiara, Niterói, e o registro foi de Caio Amaral. Já Camille esteve em Rosa Sul, Santa Catarina e sua onda foi registrada por Matheus John. Para Dudu, surfar uma onda gigante é uma oportunidade de estar vivo de forma intensa.

O prêmio na categoria Melhor Onda Bodysurf, foi para Kalani Latanzi. Assim como Dudu Pedra, o atleta também surfou em Itacoatiara, Niterói, e Matheus Couto foi o profissional que filmou a performance. Kalani, homenageou a mãe e o cinegrafista que o acompanhou durante os dias de surf.

Kalani Lattanzi e Matheus Couto- Foto: divulgação

Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu quando Ricardo Bocão foi homenageado e lendas do surf subiram no palco. Alguns deles foram os primeiros big riders que surfaram ondas gigantes no Brasil: Rico Souza, Eraldo Gueiros, Fernanda Guerra e Ricardo Bocão, ovacionados pelo público.

– Eu fico muito feliz de ver esta festa linda, com tantos surfistas de ondas grandes e estar aqui, ao lado de companheiros de tantos anos. Esta festa é linda demais. Aloha! – declarou Rico.

Rico de Souza, Michaela Fregonese, Fernanda Guerra e Erica Prado – Foto: Cabal

Confira os vencedores de cada categoria:

Maior Onda do Ano

1º lugar – Atleta: Paulo Moura – Cinegrafista: Humberto Ferreira – Local: Naufragados (SC)
2º lugar – Atleta: Ian Concenza – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)
3º lugar – Atleta: Gabriel Sampaio – Cinegrafista: Pedro Rolon – Local: Itacoatiara (RJ)

 

Paulo Moura – ex integrante do CT – foi o grande campeão da noite – Foto: divujlgação

Ocyan Onda do Ano Masculino

1º lugar – Atleta: Guilherme Hilel – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)
2º lugar – Atleta: João Chianca – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)
3º lugar – Atleta: Pedro Calado – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Itacoatiara (RJ)

Ocyan Onda do Ano Feminino

1º lugar – Atleta: Michaela Fragonese – Cinegrafista: Cesar Aiello – Local: Itacoatiara (RJ)
2º lugar – Atleta: Alessandra Marinelli – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)
3º lugar – Atleta: Michele Des Bouillons – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)

Melhor Vaca

1º lugar – Atleta: Lucas Chumbo – Cinegrafista: Yunes Khader – Local: Laje de Gardenal (RJ)

Melhor Onda Bodyboard Feminino

1º lugar – Atleta: Camille Oliveira – Cinegrafista: Matheus John – Local: Rosa Sul (SC)

Melhor Onda Bodyboard Masculino

1º lugar – Atleta: Dudu Pedra – Cinegrafista: Caio Amaral – Local: Itacoatiara (RJ)

Melhor Onda Bodysurf

1º lugar – Atleta: Kalani Latanzi – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Itacoatiara (RJ)

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

A World Surf League (WSL) atingiu uma marca histórica ao transmitir ao vivo - em uma única semana - mais de 100h de competição divididas entre as disputas do Championship Tour (CT), em Margaret River, na Austrália, e da 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe durante o QS 5000 do Saquarema Surf Festival, realizado no Rio de Janeiro.

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Gabriel Klaussner, novo embaixador da G-Shock é um dos favoritos. Marca também é patrocinadora do evento

A sexta etapa está programada para 13 e 14 de abril, na mesma praia La F.A.E, com mais U$ 10 mil em premiação e prometendo mais ação nas águas da América do Sul.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL VAI SEDIAR A 2ª ETAPA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE DE 15 A 21/4. - Serão três competições da WSL na Praia de Itaúna (RJ): QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior !

A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf - terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

O mar reagiu neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf - para as primeiras fases da Kahuna, Legends e Gran Kahuna. Júnior Rocha (RN) foi o destaque do dia com o maior somatório do evento até o momento.

Últimas notícias

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

A World Surf League (WSL) atingiu uma marca histórica ao transmitir ao vivo - em uma única semana - mais de 100h de competição divididas entre as disputas do Championship Tour (CT), em Margaret River, na Austrália, e da 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe durante o QS 5000 do Saquarema Surf Festival, realizado no Rio de Janeiro.

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Gabriel Klaussner, novo embaixador da G-Shock é um dos favoritos. Marca também é patrocinadora do evento

A sexta etapa está programada para 13 e 14 de abril, na mesma praia La F.A.E, com mais U$ 10 mil em premiação e prometendo mais ação nas águas da América do Sul.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL VAI SEDIAR A 2ª ETAPA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE DE 15 A 21/4. - Serão três competições da WSL na Praia de Itaúna (RJ): QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior !

A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf - terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

O mar reagiu neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf - para as primeiras fases da Kahuna, Legends e Gran Kahuna. Júnior Rocha (RN) foi o destaque do dia com o maior somatório do evento até o momento.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula