A praia de Naufragados, em Florianópolis, foi um dos destaques da 5ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. Foi no local que o experiente atleta Paulo Moura, referência quando o assunto é surf em ondas gigantes, foi laureado com a premiação máxima: a Maior Onda do Ano. Além do surfista pernambucano, a elite do esporte foi reverenciada durante a cerimônia de premiação que aconteceu na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
– Eu queria dizer, especialmente porque eu sou pernambucano, junto com o Eraldo e o Burle, que vocês sempre foram a nossa inspiração no surf! Eu fiquei aqui olhando eles, segui o caminho da competição e, depois, migrei para as ondas grandes. E, hoje, estou podendo pegar ondas no Brasil e no mundo! É bom porque tem o legado que vocês deixaram para a gente e sou muito grato por isso! Queria oferecer esse título, especialmente, para toda a comunidade de Naufragados. Deus abençoe vocês! Essa onda aqui é para vocês, esse título é para vocês – celebrou Paulo Moura.
Nas categorias Ocyan Onda do Ano Masculino e Feminino, os vencedores foram Guilherme Hilel e Michaela Fragonese, com registros de picos no estado do Rio de Janeiro. Guilherme se aventurou na Barrinha, que fica na cidade de Saquarema. Já Michaela enfrentou o swell da praia de Itacoatiara, em Niterói. Em seu discurso de agradecimento, Guilherme homenageou Marcio Freire, surfista que morreu em Nazaré, Portugal, no início do ano.
– Eu quero dedicar este prêmio ao Marcio. A família dele fez questão de me presentear com o colete inflável e a luva de borracha dele. Ele me passou o cinturão e eu, como surfista de ondas grandes, tenho a obrigação de honrá-lo – disse.
Por sua vez, Michaela ressaltou a importância do evento dar oportunidade para as mulheres se destacarem no cenário nacional da modalidade.
– Queria parabenizar a produção por colocar essa categoria feminina, porque o ciclo de ondas grandes no Brasil ainda está muito precário nesse sentido. Os campeonatos não querem colocar a categoria feminina e isso é muito triste. Mas aqui não, aqui vocês sempre colocam. Estaremos sempre por aqui dando o nosso show à parte – declarou Michaela.
Um dos momentos mais esperados da premiação, a categoria Melhor Vaca foi vencida pelo campeão mundial Lucas Chumbo. O destemido surfista encarou uma onda gigante na Laje do Gardenal, na cidade do Rio de Janeiro, e teve o tombo registrado por Yunes Khader. Quem entregou o prêmio ao atleta foi Pedro Scooby.
Dudu Pedra e Camille Oliveira foram os campões na categoria Melhor Onda Bodyboard masculino e feminino. Ele surfou em Itacoatiara, Niterói, e o registro foi de Caio Amaral. Já Camille esteve em Rosa Sul, Santa Catarina e sua onda foi registrada por Matheus John. Para Dudu, surfar uma onda gigante é uma oportunidade de estar vivo de forma intensa.
O prêmio na categoria Melhor Onda Bodysurf, foi para Kalani Latanzi. Assim como Dudu Pedra, o atleta também surfou em Itacoatiara, Niterói, e Matheus Couto foi o profissional que filmou a performance. Kalani, homenageou a mãe e o cinegrafista que o acompanhou durante os dias de surf.
Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu quando Ricardo Bocão foi homenageado e lendas do surf subiram no palco. Alguns deles foram os primeiros big riders que surfaram ondas gigantes no Brasil: Rico Souza, Eraldo Gueiros, Fernanda Guerra e Ricardo Bocão, ovacionados pelo público.
– Eu fico muito feliz de ver esta festa linda, com tantos surfistas de ondas grandes e estar aqui, ao lado de companheiros de tantos anos. Esta festa é linda demais. Aloha! – declarou Rico.
Confira os vencedores de cada categoria:
Maior Onda do Ano
1º lugar – Atleta: Paulo Moura – Cinegrafista: Humberto Ferreira – Local: Naufragados (SC)
2º lugar – Atleta: Ian Concenza – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)
3º lugar – Atleta: Gabriel Sampaio – Cinegrafista: Pedro Rolon – Local: Itacoatiara (RJ)
Ocyan Onda do Ano Masculino
1º lugar – Atleta: Guilherme Hilel – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)
2º lugar – Atleta: João Chianca – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)
3º lugar – Atleta: Pedro Calado – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Itacoatiara (RJ)
Ocyan Onda do Ano Feminino
1º lugar – Atleta: Michaela Fragonese – Cinegrafista: Cesar Aiello – Local: Itacoatiara (RJ)
2º lugar – Atleta: Alessandra Marinelli – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)
3º lugar – Atleta: Michele Des Bouillons – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)
Melhor Vaca
1º lugar – Atleta: Lucas Chumbo – Cinegrafista: Yunes Khader – Local: Laje de Gardenal (RJ)
Melhor Onda Bodyboard Feminino
1º lugar – Atleta: Camille Oliveira – Cinegrafista: Matheus John – Local: Rosa Sul (SC)
Melhor Onda Bodyboard Masculino
1º lugar – Atleta: Dudu Pedra – Cinegrafista: Caio Amaral – Local: Itacoatiara (RJ)
Melhor Onda Bodysurf
1º lugar – Atleta: Kalani Latanzi – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Itacoatiara (RJ)