Notícias

>

ISA World Junior Surfing Championship 2023: primeiro dia de disputas

Escrito por

Jose Roberto Annibal/ Gerson Filho

|

Publicado em:

28/11/2023

|

Atualizado em:

28/11/2023

-

11:38

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Equipe brasileira sempre unida – Foto: Pablo Jacynto.

As disputas do ISA World Junior Surfing Championship 2023 começaram neste sábado, 25 de novembro, na Praia da Macumba. O dia amanheceu nublado, com ondas em torno de 1 metro, um pouco mexidas pelo vento e boa formação no inside. O primeiro brasileiro a entrar na água foi o local do Recreio Guilherme Lemos, que compete na Sub 16. O brasileiro soube muito bem aproveitar seu conhecimento para escolher as intermediárias, enquanto seus adversários aguardavam as ondas maiores. Em cerca de 10 minutos Lemos fechou a fatura e avançou sem dificuldades.

“Estou muito feliz, saí de casa bem confiante, fiz um treino antes de competir e achei que estava super tranquilo. Mas quando vesti a camisa de competição pesou um pouco. Entrei na água fiz meu papel e aproveitei o conhecimento porque surfo aqui praticamente todos os dias, estou m feliz em ter avançado para o próximo round”, festejou Lemos que passou a bateria em primeiro deixando o venezuelano Mike Prada em segundo, seguido por Hakon Vigre da Noruega e Ivan Mynenko da Ucrania.

Guilherme Lemos – Foto: Pablo Jacynto.

Na sequência foi a vez da catarinense Alexia Monteiro estrear na Sub 16 feminina. A brasileira começou a bateria aparentando estar um pouco nervosa, contudo, à medida que a disputa foi se desenvolvendo ela se achou na bateria e garantiu sua vaga para a próxima fase, avançando na segunda colocação.

“O inicio não foi o que eu esperava, tentei manter a calma e só pegar uma onda boa. Graças a Deus consegui fazer duas ondas medianas no final e passei a bateria. Agora round 2 é um campeonato novo e vamos com tudo”.

Com toda a equipe do Brasil na beira da água torcendo, a paranaense Gabriely Vasque, que compete na Sub 16, soube administrar bem sua bateria e também avançou.

Equipe brasileira sempre unida – Foto: Pablo Jacynto.

“Eu tô me sentindo bem por ter passado minha bateria. Foi difícil, mas no final consegui achar uma onda salvadora. O evento está muito legal, a vibe está muito boa e espero seguir com tudo”, disse a surfista de Matinhos, no Paraná.

A última atleta brasileira a competir no dia foi a outra paranaense Luara Mandelli, mostrou bastante maturidade ao assegurar duas ondas medianas que foram suficientes para avançar em segundo. A bateria foi um exemplo do espírito de camaradagem que tem sido o ambiente da competição. Ao final, ainda comemorando com os amigos, Luara fez questão de abraçar sua adversária a peruana Catalina Zariquey que ficou em primeiro.

“A bateria foi muito emocionante, bateu um pouco de nervosismo e demorei um pouco pra pegar onda. Quero melhorar na próxima fase, mas eu estou bastante feliz. Muito legal a galera tá a toda na areia torcendo, meus pais juntos, então e muito legal competir aqui.”

O saldo final foi positivo com 100% de aproveitamento no primeiro dia, se depender da torcida o time do Brasil vai dar muito trabalho até o último dia de competição.

Paulo Moura, Guilherme Lemos e Guga Arruda – Foto: Pablo Jacynto.

No domingo, 26 o evento tem previsão para iniciar às 7h com as baterias do segundo round, além das repescagens. Lembrando que são 45 delegações divididas por equipes nas categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf. Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time.Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo.

 

Serviço: ISA World Junior Surfing Championship 2023

Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.

Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax.

Luara Mandelli – Foto: Pablo Jacynto.

 

Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:

 

Masculino Sub 18

Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16

Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18

Kiany Hyakutake (SC)
Aysha Ratto (RJ)
Sophia Gonçalves (SP)

Feminino Sub 16

Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)
Alexia Monteiro (RS)

Programação dos dias:

 

Sexta-feira, 24 de novembro

15h30 – Cerimônia de abertura

 

Sábado 25 de novembro

7h às 18h – Competição

 

Domingo 26 de novembro

7h às 18h – Competição

 

Segunda-feira 27 de novembro

7h às 18h – Competição

 

Terça-feira 28 de novembro

7h às 18h – Competição

 

Quarta-feira 29 de novembro

7h às 18h – Competição

 

Quinta-feira 30 de novembro

7h às 18h – Competição

 

Sexta-feira 1 de dezembro.

7h às 18h – Competição

 

Sábado 2 de dezembro

7h às 18h – Competição

 

Domingo 2 de dezembro

7h às 18h – Competição

 

Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria

 

Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros: Comitê Olímpico Brasileiro, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, Ministério do Esporte, M2 Eventos, 4BTS, Galápagos Outdoor, Fu Wax.

 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

A World Surf League (WSL) atingiu uma marca histórica ao transmitir ao vivo - em uma única semana - mais de 100h de competição divididas entre as disputas do Championship Tour (CT), em Margaret River, na Austrália, e da 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe durante o QS 5000 do Saquarema Surf Festival, realizado no Rio de Janeiro.

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Gabriel Klaussner, novo embaixador da G-Shock é um dos favoritos. Marca também é patrocinadora do evento

A sexta etapa está programada para 13 e 14 de abril, na mesma praia La F.A.E, com mais U$ 10 mil em premiação e prometendo mais ação nas águas da América do Sul.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL VAI SEDIAR A 2ª ETAPA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE DE 15 A 21/4. - Serão três competições da WSL na Praia de Itaúna (RJ): QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior !

A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf - terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

O mar reagiu neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf - para as primeiras fases da Kahuna, Legends e Gran Kahuna. Júnior Rocha (RN) foi o destaque do dia com o maior somatório do evento até o momento.

Últimas notícias

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

A World Surf League (WSL) atingiu uma marca histórica ao transmitir ao vivo - em uma única semana - mais de 100h de competição divididas entre as disputas do Championship Tour (CT), em Margaret River, na Austrália, e da 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe durante o QS 5000 do Saquarema Surf Festival, realizado no Rio de Janeiro.

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Gabriel Klaussner, novo embaixador da G-Shock é um dos favoritos. Marca também é patrocinadora do evento

A sexta etapa está programada para 13 e 14 de abril, na mesma praia La F.A.E, com mais U$ 10 mil em premiação e prometendo mais ação nas águas da América do Sul.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL VAI SEDIAR A 2ª ETAPA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE DE 15 A 21/4. - Serão três competições da WSL na Praia de Itaúna (RJ): QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior !

A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf - terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

O mar reagiu neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf - para as primeiras fases da Kahuna, Legends e Gran Kahuna. Júnior Rocha (RN) foi o destaque do dia com o maior somatório do evento até o momento.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula