Notícias

>

Seleção sul-americana já escalada no Mundial Junior da WSL na Califórnia

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

08/01/2024

|

Atualizado em:

08/01/2024

-

16:31

|

4 min de leitura

4 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Ryan Kainalo – Foto: divulgação.

A seleção sul-americana já está escalada para estrear no SAMBAZON World Junior Championships organizado por Best Western na Califórnia, Estados Unidos. São seis surfistas do Brasil e duas do Peru na disputa dos principais títulos das categorias de base no mundo. O campeão e a campeã mundial Junior Sub-20 da World Surf League, ganham convites para disputar vagas para a elite do Championship Tour no Challenger Series deste ano. O prazo da competição começa nesta terça-feira em Oceanside Pier e será transmitida ao vivo de San Diego pelo WorldSurfLeague.com.

O evnto define os últimos títulos mundiais de 2023 da World Surf League. São 24 concorrentes na categoria masculina e 24 na feminina, sendo 14 selecionados pelos sete escritórios regionais no mundo e 10 convidados (wildcards) pela WSL. Os rankings da WSL South America classificaram os campeões sul-americanos Pro Junior de 2023, Ryan Kainalo e Isabelle Nalu, bem como os vice-campeões, Heitor Mueller e a peruana Kalea Gervasi. Mais quatro surfistas ganharam wildcards da WSL, a peruana Sol Aguirre e os brasileiros Leo Casal, Laura Raupp e Sophia Medina.

O formato da competição do SAMBAZON World Junior Championships é parecido com o utilizado nas etapas do World Surf League Championship Tour. A primeira fase não é eliminatória. Os 24 participantes são divididos em 8 baterias com três competidores em cada. Os vencedores avançam direto para as oitavas de final, com o segundo e terceiro colocados tendo uma segunda chance de classificação na repescagem. Nesta primeira rodada eliminatória, começa os confrontos diretos entre dois atletas, que prosseguem até a grande final.

Pier de Ocean Side – Foto: divulgação.

RECORDE DE TÍTULOS – O Brasil é recordista com 9 títulos mundiais conquistados nas 22 edições do Mundial Junior da WSL disputadas desde 1998 até 2022. O primeiro campeão foi Pedro Henrique no ano 2000. O capitão Adriano de Souza ganhou o segundo em 2003, Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, depois Caio Ibelli conquistou o título de 2011, Gabriel Medina o de 2013, Lucas Silveira o de 2015, Mateus Herdy o de 2018 e Lucas Vicente o de 2019. Abaixo do Brasil, vem a Austrália com 6 títulos, o Havaí com 4 e mais três países têm um campeão mundial, África do Sul, Portugal e França.

Três surfistas vão tentar aumentar para 10 o recorde de títulos do Brasil no SAMBAZON World Junior Championships 2023. Eles foram escalados nos últimos confrontos da primeira fase. O novo campeão sul-americano, Ryan Kainalo, será o primeiro a competir nas ondas de Oceanside Pier, em San Diego. Ele vai enfrentar dois sul-africanos na sexta bateria, Luke Thompson e Mitch Du Preez. Heitor Mueller entra na sétima com o havaiano Shion Crawford e o australiano Harley Walters. E Leo Casal fecha a primeira fase com o norte-americano Taj Lindblad e o francês Sam Piter.

BATERIA SUL-AMERICANA – Na categoria feminina, sete surfistas vão tentar conquistar um inédito título mundial Pro Junior para a América do Sul e uma bateria será 100% sul-americana. Isso já garante uma vaga nas oitavas de final, porém duas terão que disputar a repescagem. Na sétima bateria, a tetracampeã sul-americana Pro Junior, Sol Aguirre, do Peru, enfrentará a atual campeã da WSL South America, Isabelle Nalu, além de Laura Raupp.

A atual campeã sul-americana, Isabelle Nalu, vai estrear no Mundial Junior da WSL – Foto: divulgação.

 

Na sequência, Sophia Medina fecha a primeira fase com a japonesa Nanaho Tsuzuki e a espanhola Annete Gonzalez Etxabarri. Já a peruana Kalea Gervasi será a primeira a estrear na Califórnia, na segunda bateria com a norte-americana Ellie Harrison e a sul-africana Louise Lepront.

O SAMBAZON World Junior Championships organizado por Best Western começa nesta terça-feira e tem prazo até o dia 14 para decidir os últimos títulos mundiais de 2023 da World Surf League. O evento é realizado com patrocínio da SAMBAZON, Best Western, Cup Noodles, Visit Oceanside, Original Sprout, Sun Diego, Boxed Water, Board na Brew e Tractor Beverage.

A competição será transmitida ao vivo dos Estados Unidos pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube. O fuso horário da Califórnia é de 5 horas a menos do Brasil, então 8h00 em San Diego serão 13h00 no Brasil.

BATERIAS DO SAMBAZON WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIPS 2023:

PRIMEIRA FASE FEMININA – 1.a=Oitavas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: Bella Kenworthy (EUA), Talia Swindal (EUA), Keira Buckpitt (AUS)
2.a: Ellie Harrison (EUA), Louise Lepront (AFR), Kalea Gervasi (PER)
3.a: Erin Brooks (CAN), Janire Gonzalez Etxabarri (ESP), Cocona Kawase (JPN)
4.a: Sierra Kerr (AUS), Anastasia Venter (AFR), Sky Brown (ING)
5.a: Zahli Kelly (AUS), Nora Liotta (HAV), Noah Klapp (ALE)
6.a: Zoe Benedetto (EUA), Eweleiula Wong (HAV), Kana Nakashio (JPN)
7.a: Sol Aguirre (PER), Laura Raupp (BRA), Isabelle Nalu (BRA)
8.a: Nanaho Tsuzuki (JPN), Sophia Medina (BRA), Annete Gonzalez Etxabarri (ESP)

PRIMEIRA FASE MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Jackson Bunch (HAV), Tenshi Iwami (JPN), Ilay Bochan (ISR)
2.a: Jett Schilling (EUA), Adur Amatriain (ESP), Luke Brumby (AUS)
3.a: Levi Slawson (EUA), Marlon Harrison (AUS), Luc Lepront (AFR)
4.a: Jarvis Earle (AUS), Reed Platenius (CAN), Yuma Nagasawa (JPN)
5.a: Joel Vaughan (AUS), Brodi Sale (AFR), Monnojo Yahagi (JPN)
6.a: Luke Thompson (AFR), Ryan Kainalo (BRA), Mitch Du Preez (AFR)
7.a: Shion Crawford (HAV), Heitor Mueller (BRA), Harley Walters (AUS)
8.a: Leo Casal (BRA), Taj Lindblad (EUA), Sam Piter (FRA)

 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

O domingo foi de decisões na terceira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024 realizada na praia da Macumba, Rio de Janeiro. O Rio Surf Festival 2024 segue nessa segunda-feira (24), com as disputas pendentes para a seletiva do mundial Master da ISA que acontecerá no mês de outubro em El Salvador.

O Rio Surf Festival 2024 prosseguiu nesta quarta-feira com ondas pequenas e bons momentos durante o período da manhã para a sequencia do evento. Com a subida da maré as condições ficaram difíceis, obrigando a direção de prova a paralisar a competição no meio da tarde.

O Rio Surf Festival 2024 teve início nesta terça-feira com muito sol e boas ondas para a disputa da terceira etapa do CBSurf Master Tour 2024. A competição definirá os atletas que disputarão a Seletiva nas categorias 40-49 anos/50-59 anos e 60+ anos para o Mundial da ISA (International Surf Association) em El Salvador no mês de outubro.

Marca de tênis será uma das apoiadoras da etapa do Championship Tour (CT), em Saquarema, no Rio de Janeiro

Começou a contagem regressiva para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

É a sua primeira participação em etapas do CT Será a primeira vez dos irmãos Medina juntos Ela substituirá a Tyler Wright que se contundiu A etapa brasileira do CT começa dia 22 de junho

Um colírio ver o maior atleta da história do esporte, aos 52 anos, continuar quebrando preconceitos e paradigmas. Representante fidedigno da geração saúde, que mudou todos os parâmetros de longevidade competitiva!.

O Rio Surf Festival 2024 será realizado na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, com dois grandes eventos seguidos entre os dias 18 e 30 de junho. As competições têm a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Personagem deve gerar maior engajamento com o público, fomentar a diversão dos fãs e trazer mensagens positivas

Idealizado pelo para-surfista, Taiu Bueno, o encontro leva equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida às praias do RJ e SP

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado nesta quarta-feira (5), o mundo volta a sua atenção para questões cruciais de preservação ambiental e sustentabilidade. Neste ano o Brasil sentiu como nunca o poder devastador das mudanças climáticas

  No próximo sábado, 8 de junho, o Nectar, em Vargem Grande, realizará seu tradicional Arraiá do Néctar. A atração principal da

Um belo dia de sol levou um bom público a praia do Cupe em Ipojuca para o dia final da primeira etapa do circuito brasileiro profissional

A Federação Pernambucana de Surf e a Confederação Brasileira trouxeram à Ipojuca o que há de melhor no surfe competitivo brasileiro, depois de receber no mesmo local o circuito de Base e a Taça Brasil. A governadora Raquel Lyra irá receber nessa quinta-feira,30/05, os melhores surfistas do Estado.

Especialista em temas de inclusão e diversidade, Natalie Schonwald afirma que o esporte é inclusivo e ajuda a superar desafios

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Últimas notícias

O domingo foi de decisões na terceira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024 realizada na praia da Macumba, Rio de Janeiro. O Rio Surf Festival 2024 segue nessa segunda-feira (24), com as disputas pendentes para a seletiva do mundial Master da ISA que acontecerá no mês de outubro em El Salvador.

O Rio Surf Festival 2024 prosseguiu nesta quarta-feira com ondas pequenas e bons momentos durante o período da manhã para a sequencia do evento. Com a subida da maré as condições ficaram difíceis, obrigando a direção de prova a paralisar a competição no meio da tarde.

O Rio Surf Festival 2024 teve início nesta terça-feira com muito sol e boas ondas para a disputa da terceira etapa do CBSurf Master Tour 2024. A competição definirá os atletas que disputarão a Seletiva nas categorias 40-49 anos/50-59 anos e 60+ anos para o Mundial da ISA (International Surf Association) em El Salvador no mês de outubro.

Marca de tênis será uma das apoiadoras da etapa do Championship Tour (CT), em Saquarema, no Rio de Janeiro

Começou a contagem regressiva para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

É a sua primeira participação em etapas do CT Será a primeira vez dos irmãos Medina juntos Ela substituirá a Tyler Wright que se contundiu A etapa brasileira do CT começa dia 22 de junho

Um colírio ver o maior atleta da história do esporte, aos 52 anos, continuar quebrando preconceitos e paradigmas. Representante fidedigno da geração saúde, que mudou todos os parâmetros de longevidade competitiva!.

O Rio Surf Festival 2024 será realizado na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, com dois grandes eventos seguidos entre os dias 18 e 30 de junho. As competições têm a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Personagem deve gerar maior engajamento com o público, fomentar a diversão dos fãs e trazer mensagens positivas

Idealizado pelo para-surfista, Taiu Bueno, o encontro leva equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida às praias do RJ e SP

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado nesta quarta-feira (5), o mundo volta a sua atenção para questões cruciais de preservação ambiental e sustentabilidade. Neste ano o Brasil sentiu como nunca o poder devastador das mudanças climáticas

  No próximo sábado, 8 de junho, o Nectar, em Vargem Grande, realizará seu tradicional Arraiá do Néctar. A atração principal da

Um belo dia de sol levou um bom público a praia do Cupe em Ipojuca para o dia final da primeira etapa do circuito brasileiro profissional

A Federação Pernambucana de Surf e a Confederação Brasileira trouxeram à Ipojuca o que há de melhor no surfe competitivo brasileiro, depois de receber no mesmo local o circuito de Base e a Taça Brasil. A governadora Raquel Lyra irá receber nessa quinta-feira,30/05, os melhores surfistas do Estado.

Especialista em temas de inclusão e diversidade, Natalie Schonwald afirma que o esporte é inclusivo e ajuda a superar desafios

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula