Realizado pela FESERJ, o “Rusty Arpex Groms 2022” é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem co-patrocínio da Rusty e Garytos. Com ondas perfeitas de um metro, quem mostrou a boa fase e abriu as finais, com duas belas vitórias, foi Lanay Thompson. Com apenas 12 anos, a surfista, do Recreio dos Bandeirantes, venceu as categorias sub12 e sub14. E mostrou porque é o destaque nacional nas categorias com três vitórias em quatro etapas. Na categoria sub 12, entre os meninos, o cearense Phellype Silva, foi o campeão. Em segundo, ficou João Peixoto. O líder do ranking, até esta etapa, Petrus Dantas, ficou em terceiro lugar. Deixando Eric Gratz, do Espírito Santo, em quarto.
No ranking da categoria sub 14, a corrida está bastante disputada. Nathan Hereda, Pablo Gabriel e João Victor Coutinho estão na briga. Mas foi Pablo Gabriel que levou a melhor na final do Arpoador. Deixando Petrus Dantas em segundo, Nathan Hereda em terceiro e João Victor na quarta colocação.Nas finais do feminino, Sarah Ozório fez uma nota 7,25, a maior da final sub 16 e conquistou o título nas ondas do Arpoador. Nesta final, quem ficou com a segunda colocação foi a surfista de Búzios, Aysha Ratto, que vai representar o Rio de Janeiro e o Brasil no Isa Games. Em terceiro, ficou Luana Paes. E na quarta colocação, Luiza Friedrich.
Os meninos, da final da categoria sub 16, alternaram a liderança da final. Em sua segunda final do dia, o cabofriense Pablo Gabriel, dependeu de uma segunda nota, que não conseguiu, e terminou na quarta colocação. Mesmo realizando a maior nota da bateria, Nathan Hereda, que fez uma nota 7,50, também ficou sem uma boa segunda nota e terminou na terceira colocação. Numa disputa à parte, Rafael Lufty mostrou ser um gigante, procurando as direitas do Arpoador. Mas não conseguiu barrar a boa fase do surfista saquaremense Rickson Falcão. Nos minutos finais, Rickson fez uma boa onda e venceu a final.
A buziana Paloma Oliveiro e Luana Paes, do Recreio dos Bandeirantes, estão fazendo um duelo à parte na categoria sub 18. Líder e vice-líder do ranking disputaram a final ponto a ponto. Mas nos minutos finais, Paloma fez duas belas ondas, e levou a melhor. Deixando Luana, em segundo. Com a vitória, Paloma levou pra casa uma prancha da RUSTY. Aysha Ratto chegou a fazer a maior nota da bateria. Mas não teve uma segunda nota regular e ficou em terceiro. Já Lais Costa ficou com a quarta colocação, com duas notas fracas.
Quem começou a mil nas baterias finais foi Guilherme Lemos. O surfista, de apenas 15 anos, venceu a categoria sub 18, com as suas duas primeiras ondas. Logo no início, o surfista fez uma nota 7,50. E na sequência, surfou mais uma bela esquerda e fez 5.10, garantindo sua prancha RUSTY com a vitória. Rickson Falcão chegou a fazer uma nota 7, mas ficou com a segunda colocação. Já Sunny Pires ficou em terceiro na final. Cauet Frazão ficou em quarto, e briga pelo título estadual de 20022, junto com Sunny, Guilherme e Rickson.
O Pro do Arpoador – O Arpoador Surf Clube, convidou 8 surfistas profissionais para uma bela demonstração de surf nas esquerdas do Arpoador. E quem levou a melhor foi o surfista mais novo da disputa.
Anderson “Pikachú”, 22 anos, logo no minuto inicial, abriu o placar. Com três belas rasgadas e uma batida na junção, recebeu a nota 9.25. A sua segunda melhor nota, foi um 7,35, que fez no meio da bateria. Foram as duas melhores notas da bateria. E renderam a ele os R $400,00 de prêmio. Angelino Santos ficou em segundo. Já Marcelo Bispo terminou em terceiro. E em quarto, ficou Flávio Costa.
Apresentado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o “Rusty Arpex Groms 2022” teve o co-patrocínio da Rusty e Garytos. Apoio da Monster Energy e Social Hostel. A realização ficou a cargo da FESERJ, com suporte do Arpoador Surf Club e ABRASP. Apoio Institucional da SUDERJ e Favela Surf Clube. Apoio de mídia do site Waves.