Notícias

>

Galeria 8W: Surfe e cultura no Recreio dos Bandeirantes

Situada no Recreio dos Bandeirantes, formando uma espécie de divisa entre a Comunidade do Terreirão e a Praia da Macumba, a Rua ou melhor a comunidade 8W foi por anos refúgio de alguns surfistas que migravam do Nordeste do País em busca de abrigo e ascendência profissional no mundo do

Escrito por

Gerson Filho

|

Publicado em:

29/07/2022

|

Atualizado em:

29/07/2022

-

15:30

|

4 min de leitura

4 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Acme é o curador da galeria – Foto: Gilherme Barbosa

Situada no Recreio dos Bandeirantes, formando uma espécie de divisa entre a Comunidade do Terreirão e a Praia da Macumba, a Rua ou melhor a comunidade 8W foi por anos refúgio de alguns surfistas que migravam do Nordeste do País em busca de abrigo e ascendência profissional no mundo do surfe. Por conta disso, a rua ficou conhecida como “A rua do Surf”. Entretanto, a história dessa pequena comunidade é bastante rica, tanto em termos culturais quanto antropológicos. Percebendo o potencial turístico e cultural do local, a ONG Onda Carioca, que tem sua sede na rua e já atua desde 2011 no Terreirão com projetos que visam o desenvolvimento cultural e social no Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, criou o projeto “Galeria 8W”, que visa transformar a rua em uma galeria de arte a céu aberto, tendo como principal objetivo fomentar o turismo e o desenvolvimento da região.

Vitor Gitirana é surfista e artista da região do Recreio – Foto: Gilherme Barbosa

No próximo dia 30 de julho, o projeto ‘Galeria 8W’ viabilizado através de recursos do edital RUA CULTURAL RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, realizará um mutirão de grafiti em diversas fachadas e muros de residências da rua, explorando as temáticas: surfe, meio ambiente e resgate histórico da área, uma vez que o local fica no entorno do Morro do Rangel, considerado um monumento natural e sítio arqueológico protegido por lei. Espera-se que o total da área a ser grafitada ultrapasse 2 mil m², bem acima dos 869m2 previstos no projeto e da área mínima de 100m² exigida no edital.

Acme é o curador da galeria – Foto: Gilherme Barbosa

“Percebemos a enorme vocação turística do local, apesar do seu total abandono e dos muitos problemas estruturais. A 8W tem praia, surf, parapente, cultura, floresta, trilha, fauna e flora riquíssimas, fácil acesso, é da paz, ou seja, tem tudo para ser um lugar referência em cultura, sustentabilidade, estilo de vida e beleza. É preciso resgatar a história do lugar, estimular o sentimento de pertencimento do morador e atitudes mais colaborativas em relação ao cuidado com a comunidade. O projeto surge como uma oportunidade de ressignificar a comunidade e suas relações através das próprias moradias, melhorando sua estrutura e usando as fachadas como espaço de uma galeria de artes a céu aberto que reunirá painéis de graffiti falando sobre a história do lugar, sua cultura do surf e meio ambiente”, explica o Julio Cesar Ribeiro da Costa, advogado, fundador da Onda Carioca e coordenador geral do projeto.

Galeria 8W – Foto: Gilherme Barbosa

Uma equipe reformará as fachadas e muros com o objetivo de deixa-las preparadas para a ação cultural. Significa dizer que as paredes dessas moradias serão emboçadas e seladas para receberem os painéis de graffiti. O projeto também realizará um ensaio fotográfico da comunidade 8W para mostrar seu dia a dia, um pouco da sua história, geografia, personalidades e, principalmente, as fachadas e muros com o antes e depois do mutirão. Essas fotografias serão utilizadas para criação de um catálogo virtual mostrando o lugar onde foi realizado o projeto, todo processo do mutirão e o seu resultado.

CENSO
Outra entrega que o projeto Galeria 8W planeja fazer é a realização de um censo da comunidade 8W para obter dados econômicos, sociais e ambientais representativos de toda a população.

DOCUMENTÁRIO
Além disso toda a ação será registrada para um documentário de 20 minutos para veiculação na comunidade, nas plataformas virtuais Onda Carioca e colaboradores do projeto. Em cada fachada ou muro grafitado será fixada uma placa do projeto com um QR Code que remete o visitante ao site da Galeria com mais informações sobre o tema do painel e o artista que pintou.

Marcelo Ment – Foto: Gilherme Barbosa

OS ARTISTAS
A ideia é que cerca de trinta artistas participem da produção dos painéis. Referência quando assunto é arte urbana, Acme será o coordenador artístico do projeto. Acme foi o responsável pela escolha dos artistas, a maioria da Zona Oeste. Além de ser um dos pioneiros do grafite no RJ e um dos nomes mais respeitados da cena, Acme é liderança comunitária do complexo PPG, fundador do Museu da Favela e referência no Terreirão como principal fomentador do grafiiti. Isso porque durante anos Acme grafitava toda terça na Roda Cultural do Terreirão, criando um acervo de mais de 30 telas.

TEMÁTICAS
A Galeria 8W vai resgatar a história da 8W e seu entorno em 3 momentos: pré história com os povos sambaquianos de 7 mil anos atrás, passado distante com a ocupação dos povos Tupinambás e o passado recente com as ocupações da década de 60 até os dias de hoje. Além disso a Galeria 8W homenageará nosso riquíssimo patrimônio ambiental e a forte cultura do surf que influencia a dinâmica da comunidade e faz parte da sua identidade.

QUANDO
Haverá um evento final no dia 30/7 com uma programação de atividades, entre as quais uma edição especial da Roda Cultural do Terreirão onde será anunciada a inauguração da Galeria 8W.

OUTRAS ATIVIDADES:

Roda de conversa
Almoço coletivo
Oficina de desenho/graffiti pras criancas
Inauguração placa do parque
Roda do Terreirao edição especial galeria 8W com DJ Foox, Dj Gravina, Breakdance Bala Machine, Mateus do Beatbox e batalhas de Mcs

Projeto GALERIA 8W

Onde: Rua 8w Recreio dos Bandeirantes

Inauguração: previsão 30 de julho

Assessor de imprensa: Gerson Filho 21 98187 3601

Onda Carioca: Júlio César (973531711)

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Tudo pronto para o Quiksilver Roxy King and Queen of the Groms 2026 na praia de Itamambuca, Ubatuba(SP). A competição reunirá os melhores surfistas Sub-16 do país nas categorias Masculino e Feminino

Ainda tem vagas no masculino e feminino para surfistas de todo o país disputarem a premiação de 100 mil reais do circuito estadual mais rico da história na Praia de Palmas

Atual campeão mundial e líder do ranking da World Surf League (WSL) em 2026, Yago Dora já começa a olhar para um objetivo que ganhou espaço definitivo em sua carreira: disputar os Jogos Olímpicos.

O Evento contou com grandes momentos na competição chegando ao fim o primeiro Challenger Séries da história de São Sebastião.

A WSL promove, durante o Banco do Brasil São Sebastião Pro, o plantio de mais de 50 mudas nativas da Mata Atlântica em parceria com o Instituto Conservação Costeira e a Prefeitura de São Sebastião.

Um novo formato de competição chega às ondas de Santos nos dias 10 e 11 de outubro.

Oito estados disputaram o Jisk apresenta Pernambucano de Surf 2026 com supremacia dos atletas pernambucanos. José Cláudio vence a Open e lidera o circuito.

O Banco do Brasil São Sebastião Pro teve nesta terça-feira (29), mais um dia de disputas na Praia de Maresias, com Jackson Bunch assumindo provisoriamente a liderança do Challenger Series após a maior nota da competição até agora.

Marca premium da Ambev patrocina a etapa de Maresias da World Surf League (WSL) e reforça sua conexão com um território onde o surfe impulsiona cultura, turismo e desenvolvimento local

Cearense radicado no Rio, Cauã Costa, e a buziana Aysha Ratto vencem a etapa da Barra da Tijuca do Rio Surf Pro 2026 e são bicampeões estaduais no Rio de Janeiro.

Competidores de vários estados se reúnem no Zé Pequeno para a segunda etapa do mais antigo Circuito do País

Começou a apresentação dos 106 surfistas de 13 estados que representam o futuro do surf brasileiro nas ondas da Praia Central de Navegantes

Um dos campeonatos de surf - para jovens surfistas - mais influentes do mundo, o "Quiksilver King and Queen of the Groms" volta a ser disputado no Brasil após 11 anos.

Federação Pernambucana de Surf finaliza segunda etapa do circuito pernambucano dando exemplo de competição com inclusão com diversão junto a natureza

Caminho para o Championship Tour de 2027 esquenta em Maresias. Challenger Series faz visita histórica inédita a São Paulo. WSL Sunset Reggae Edition e WSL Wellness ampliam a experiência para além da competição

Jackson Bunch conquistou o título masculino após superar Luke Tema na grande final do QS 6.000 International. No feminino, Alyssa Spencer venceu Ariane Ochoa e encerrou a semana no lugar mais alto do pódio em Itaúna

Últimas notícias

Tudo pronto para o Quiksilver Roxy King and Queen of the Groms 2026 na praia de Itamambuca, Ubatuba(SP). A competição reunirá os melhores surfistas Sub-16 do país nas categorias Masculino e Feminino

Ainda tem vagas no masculino e feminino para surfistas de todo o país disputarem a premiação de 100 mil reais do circuito estadual mais rico da história na Praia de Palmas

Atual campeão mundial e líder do ranking da World Surf League (WSL) em 2026, Yago Dora já começa a olhar para um objetivo que ganhou espaço definitivo em sua carreira: disputar os Jogos Olímpicos.

O Evento contou com grandes momentos na competição chegando ao fim o primeiro Challenger Séries da história de São Sebastião.

A WSL promove, durante o Banco do Brasil São Sebastião Pro, o plantio de mais de 50 mudas nativas da Mata Atlântica em parceria com o Instituto Conservação Costeira e a Prefeitura de São Sebastião.

Um novo formato de competição chega às ondas de Santos nos dias 10 e 11 de outubro.

Oito estados disputaram o Jisk apresenta Pernambucano de Surf 2026 com supremacia dos atletas pernambucanos. José Cláudio vence a Open e lidera o circuito.

O Banco do Brasil São Sebastião Pro teve nesta terça-feira (29), mais um dia de disputas na Praia de Maresias, com Jackson Bunch assumindo provisoriamente a liderança do Challenger Series após a maior nota da competição até agora.

Marca premium da Ambev patrocina a etapa de Maresias da World Surf League (WSL) e reforça sua conexão com um território onde o surfe impulsiona cultura, turismo e desenvolvimento local

Cearense radicado no Rio, Cauã Costa, e a buziana Aysha Ratto vencem a etapa da Barra da Tijuca do Rio Surf Pro 2026 e são bicampeões estaduais no Rio de Janeiro.

Competidores de vários estados se reúnem no Zé Pequeno para a segunda etapa do mais antigo Circuito do País

Começou a apresentação dos 106 surfistas de 13 estados que representam o futuro do surf brasileiro nas ondas da Praia Central de Navegantes

Um dos campeonatos de surf - para jovens surfistas - mais influentes do mundo, o "Quiksilver King and Queen of the Groms" volta a ser disputado no Brasil após 11 anos.

Federação Pernambucana de Surf finaliza segunda etapa do circuito pernambucano dando exemplo de competição com inclusão com diversão junto a natureza

Caminho para o Championship Tour de 2027 esquenta em Maresias. Challenger Series faz visita histórica inédita a São Paulo. WSL Sunset Reggae Edition e WSL Wellness ampliam a experiência para além da competição

Jackson Bunch conquistou o título masculino após superar Luke Tema na grande final do QS 6.000 International. No feminino, Alyssa Spencer venceu Ariane Ochoa e encerrou a semana no lugar mais alto do pódio em Itaúna

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula