Situada no Recreio dos Bandeirantes, formando uma espécie de divisa entre a Comunidade do Terreirão e a Praia da Macumba, a Rua ou melhor a comunidade 8W foi por anos refúgio de alguns surfistas que migravam do Nordeste do País em busca de abrigo e ascendência profissional no mundo do surfe. Por conta disso, a rua ficou conhecida como “A rua do Surf”. Entretanto, a história dessa pequena comunidade é bastante rica, tanto em termos culturais quanto antropológicos. Percebendo o potencial turístico e cultural do local, a ONG Onda Carioca, que tem sua sede na rua e já atua desde 2011 no Terreirão com projetos que visam o desenvolvimento cultural e social no Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, criou o projeto “Galeria 8W”, que visa transformar a rua em uma galeria de arte a céu aberto, tendo como principal objetivo fomentar o turismo e o desenvolvimento da região.
No próximo dia 30 de julho, o projeto ‘Galeria 8W’ viabilizado através de recursos do edital RUA CULTURAL RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, realizará um mutirão de grafiti em diversas fachadas e muros de residências da rua, explorando as temáticas: surfe, meio ambiente e resgate histórico da área, uma vez que o local fica no entorno do Morro do Rangel, considerado um monumento natural e sítio arqueológico protegido por lei. Espera-se que o total da área a ser grafitada ultrapasse 2 mil m², bem acima dos 869m2 previstos no projeto e da área mínima de 100m² exigida no edital.
“Percebemos a enorme vocação turística do local, apesar do seu total abandono e dos muitos problemas estruturais. A 8W tem praia, surf, parapente, cultura, floresta, trilha, fauna e flora riquíssimas, fácil acesso, é da paz, ou seja, tem tudo para ser um lugar referência em cultura, sustentabilidade, estilo de vida e beleza. É preciso resgatar a história do lugar, estimular o sentimento de pertencimento do morador e atitudes mais colaborativas em relação ao cuidado com a comunidade. O projeto surge como uma oportunidade de ressignificar a comunidade e suas relações através das próprias moradias, melhorando sua estrutura e usando as fachadas como espaço de uma galeria de artes a céu aberto que reunirá painéis de graffiti falando sobre a história do lugar, sua cultura do surf e meio ambiente”, explica o Julio Cesar Ribeiro da Costa, advogado, fundador da Onda Carioca e coordenador geral do projeto.
Uma equipe reformará as fachadas e muros com o objetivo de deixa-las preparadas para a ação cultural. Significa dizer que as paredes dessas moradias serão emboçadas e seladas para receberem os painéis de graffiti. O projeto também realizará um ensaio fotográfico da comunidade 8W para mostrar seu dia a dia, um pouco da sua história, geografia, personalidades e, principalmente, as fachadas e muros com o antes e depois do mutirão. Essas fotografias serão utilizadas para criação de um catálogo virtual mostrando o lugar onde foi realizado o projeto, todo processo do mutirão e o seu resultado.
CENSO
Outra entrega que o projeto Galeria 8W planeja fazer é a realização de um censo da comunidade 8W para obter dados econômicos, sociais e ambientais representativos de toda a população.
DOCUMENTÁRIO
Além disso toda a ação será registrada para um documentário de 20 minutos para veiculação na comunidade, nas plataformas virtuais Onda Carioca e colaboradores do projeto. Em cada fachada ou muro grafitado será fixada uma placa do projeto com um QR Code que remete o visitante ao site da Galeria com mais informações sobre o tema do painel e o artista que pintou.
OS ARTISTAS
A ideia é que cerca de trinta artistas participem da produção dos painéis. Referência quando assunto é arte urbana, Acme será o coordenador artístico do projeto. Acme foi o responsável pela escolha dos artistas, a maioria da Zona Oeste. Além de ser um dos pioneiros do grafite no RJ e um dos nomes mais respeitados da cena, Acme é liderança comunitária do complexo PPG, fundador do Museu da Favela e referência no Terreirão como principal fomentador do grafiiti. Isso porque durante anos Acme grafitava toda terça na Roda Cultural do Terreirão, criando um acervo de mais de 30 telas.
TEMÁTICAS
A Galeria 8W vai resgatar a história da 8W e seu entorno em 3 momentos: pré história com os povos sambaquianos de 7 mil anos atrás, passado distante com a ocupação dos povos Tupinambás e o passado recente com as ocupações da década de 60 até os dias de hoje. Além disso a Galeria 8W homenageará nosso riquíssimo patrimônio ambiental e a forte cultura do surf que influencia a dinâmica da comunidade e faz parte da sua identidade.
QUANDO
Haverá um evento final no dia 30/7 com uma programação de atividades, entre as quais uma edição especial da Roda Cultural do Terreirão onde será anunciada a inauguração da Galeria 8W.
OUTRAS ATIVIDADES:
Roda de conversa
Almoço coletivo
Oficina de desenho/graffiti pras criancas
Inauguração placa do parque
Roda do Terreirao edição especial galeria 8W com DJ Foox, Dj Gravina, Breakdance Bala Machine, Mateus do Beatbox e batalhas de Mcs
Projeto GALERIA 8W
Onde: Rua 8w Recreio dos Bandeirantes
Inauguração: previsão 30 de julho
Assessor de imprensa: Gerson Filho 21 98187 3601
Onda Carioca: Júlio César (973531711)