Notícias

>

Galeria 8W: Surfe e cultura no Recreio dos Bandeirantes

Situada no Recreio dos Bandeirantes, formando uma espécie de divisa entre a Comunidade do Terreirão e a Praia da Macumba, a Rua ou melhor a comunidade 8W foi por anos refúgio de alguns surfistas que migravam do Nordeste do País em busca de abrigo e ascendência profissional no mundo do

Escrito por

Gerson Filho

|

Publicado em:

29/07/2022

|

Atualizado em:

29/07/2022

-

15:09

|

4 min de leitura

4 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Acme é o curador da galeria – Foto: Gilherme Barbosa

Situada no Recreio dos Bandeirantes, formando uma espécie de divisa entre a Comunidade do Terreirão e a Praia da Macumba, a Rua ou melhor a comunidade 8W foi por anos refúgio de alguns surfistas que migravam do Nordeste do País em busca de abrigo e ascendência profissional no mundo do surfe. Por conta disso, a rua ficou conhecida como “A rua do Surf”. Entretanto, a história dessa pequena comunidade é bastante rica, tanto em termos culturais quanto antropológicos. Percebendo o potencial turístico e cultural do local, a ONG Onda Carioca, que tem sua sede na rua e já atua desde 2011 no Terreirão com projetos que visam o desenvolvimento cultural e social no Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, criou o projeto “Galeria 8W”, que visa transformar a rua em uma galeria de arte a céu aberto, tendo como principal objetivo fomentar o turismo e o desenvolvimento da região.

Vitor Gitirana é surfista e artista da região do Recreio – Foto: Gilherme Barbosa

No próximo dia 30 de julho, o projeto ‘Galeria 8W’ viabilizado através de recursos do edital RUA CULTURAL RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, realizará um mutirão de grafiti em diversas fachadas e muros de residências da rua, explorando as temáticas: surfe, meio ambiente e resgate histórico da área, uma vez que o local fica no entorno do Morro do Rangel, considerado um monumento natural e sítio arqueológico protegido por lei. Espera-se que o total da área a ser grafitada ultrapasse 2 mil m², bem acima dos 869m2 previstos no projeto e da área mínima de 100m² exigida no edital.

Acme é o curador da galeria – Foto: Gilherme Barbosa

“Percebemos a enorme vocação turística do local, apesar do seu total abandono e dos muitos problemas estruturais. A 8W tem praia, surf, parapente, cultura, floresta, trilha, fauna e flora riquíssimas, fácil acesso, é da paz, ou seja, tem tudo para ser um lugar referência em cultura, sustentabilidade, estilo de vida e beleza. É preciso resgatar a história do lugar, estimular o sentimento de pertencimento do morador e atitudes mais colaborativas em relação ao cuidado com a comunidade. O projeto surge como uma oportunidade de ressignificar a comunidade e suas relações através das próprias moradias, melhorando sua estrutura e usando as fachadas como espaço de uma galeria de artes a céu aberto que reunirá painéis de graffiti falando sobre a história do lugar, sua cultura do surf e meio ambiente”, explica o Julio Cesar Ribeiro da Costa, advogado, fundador da Onda Carioca e coordenador geral do projeto.

Galeria 8W – Foto: Gilherme Barbosa

Uma equipe reformará as fachadas e muros com o objetivo de deixa-las preparadas para a ação cultural. Significa dizer que as paredes dessas moradias serão emboçadas e seladas para receberem os painéis de graffiti. O projeto também realizará um ensaio fotográfico da comunidade 8W para mostrar seu dia a dia, um pouco da sua história, geografia, personalidades e, principalmente, as fachadas e muros com o antes e depois do mutirão. Essas fotografias serão utilizadas para criação de um catálogo virtual mostrando o lugar onde foi realizado o projeto, todo processo do mutirão e o seu resultado.

CENSO
Outra entrega que o projeto Galeria 8W planeja fazer é a realização de um censo da comunidade 8W para obter dados econômicos, sociais e ambientais representativos de toda a população.

DOCUMENTÁRIO
Além disso toda a ação será registrada para um documentário de 20 minutos para veiculação na comunidade, nas plataformas virtuais Onda Carioca e colaboradores do projeto. Em cada fachada ou muro grafitado será fixada uma placa do projeto com um QR Code que remete o visitante ao site da Galeria com mais informações sobre o tema do painel e o artista que pintou.

Marcelo Ment – Foto: Gilherme Barbosa

OS ARTISTAS
A ideia é que cerca de trinta artistas participem da produção dos painéis. Referência quando assunto é arte urbana, Acme será o coordenador artístico do projeto. Acme foi o responsável pela escolha dos artistas, a maioria da Zona Oeste. Além de ser um dos pioneiros do grafite no RJ e um dos nomes mais respeitados da cena, Acme é liderança comunitária do complexo PPG, fundador do Museu da Favela e referência no Terreirão como principal fomentador do grafiiti. Isso porque durante anos Acme grafitava toda terça na Roda Cultural do Terreirão, criando um acervo de mais de 30 telas.

TEMÁTICAS
A Galeria 8W vai resgatar a história da 8W e seu entorno em 3 momentos: pré história com os povos sambaquianos de 7 mil anos atrás, passado distante com a ocupação dos povos Tupinambás e o passado recente com as ocupações da década de 60 até os dias de hoje. Além disso a Galeria 8W homenageará nosso riquíssimo patrimônio ambiental e a forte cultura do surf que influencia a dinâmica da comunidade e faz parte da sua identidade.

QUANDO
Haverá um evento final no dia 30/7 com uma programação de atividades, entre as quais uma edição especial da Roda Cultural do Terreirão onde será anunciada a inauguração da Galeria 8W.

OUTRAS ATIVIDADES:

Roda de conversa
Almoço coletivo
Oficina de desenho/graffiti pras criancas
Inauguração placa do parque
Roda do Terreirao edição especial galeria 8W com DJ Foox, Dj Gravina, Breakdance Bala Machine, Mateus do Beatbox e batalhas de Mcs

Projeto GALERIA 8W

Onde: Rua 8w Recreio dos Bandeirantes

Inauguração: previsão 30 de julho

Assessor de imprensa: Gerson Filho 21 98187 3601

Onda Carioca: Júlio César (973531711)

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

A praia de Itacoatiara, em Niterói, recebeu mais uma vez a elite do surfe brasileiro de ondas grandes. Desta vez, no entanto, os big riders deixaram de lado a disputa da terceira janela do Itacoatiara Big Wave 2022 e surfaram as melhores ondas como exibição em técnicas e manobras radicais.

A organização do IBW está na expectativa de um grande swell na Laje do Shock para a sexta-feira, dia 12, com ondas que podem chegar a quatro metros

Conforme as previsões indicavam, os primeiros dias de disputa da penúltima etapa do CT 2022, Tahiti Pro, não terá baterias na água nos dois primeiros dias da janela de espera, que vai de 11 a 21 de agosto, em Teahupoo, Taiti.

Após reunião com membros e parte da diretoria, e, devido os alertas de ressaca e fortes ventos emitido pela Marinha e Defesa Civil, a ASS sempre visando a segurança dos atletas, especialmente os de base e estreantes, decidiu adiar a 2ª etapa do circuito Tríplice Coroa Saquarema de Surf para os dias 27 e 28 de Agosto na Praia de Itaúna.

A Federação de Surf do Estado de São Paulo apresenta o ranking do Circuito Paulista de Surf Profissional 2022, após a primeira etapa finalizada na Praia de Maresias, no último domingo (7)

O potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2019 e terceiro no ranking de 2021 dominado pelo Brasil, com Gabriel Medina conquistando o tricampeonato na melhor de três com Filipe Toledo, chega ao Taiti ameaçado por três surfistas.

Terceira etapa de 2022 do maior evento de esportes aquáticos do mundo ocorre em Saquarema. Disputas do SUP Wave começam no dia 18 de agosto

Confira o vídeo da final entre João Chianca e o havaiano Ezekiel Lau.  Chianca finalizou na segunda posição, e com o resultado  entrou na lista dos 10 surfistas que o ranking do Challenger Series classificará para o World Surf League Championship Tour de 2023. 

A Praia de Itacoatiara foi palco, na manhã do domingo (31), da competição de surfe de Tow-In, modalidade em que o surfista é rebocado por um jet ski. A disputa foi a segunda janela do Itacoatiara Big Wave 2022. A sessão de hoje vai marcar a história do surfe na cidade, segundo organizadores e surfistas.

Os havaianos dominaram os pódios em Huntington Beach, conquistando três dos quatro títulos disputados no domingo de praia lotada na Califórnia, Estados Unidos. O último foi do Ezekiel Lau na final com o brasileiro João Chianca,

Ação do contribuinte é importante para o sustento e independência da instituição com sede no Guarujá (SP)

As quartas de final masculinas e femininas do Vans US Open of Surfing, só serão realizadas no sábado (6), pois a sexta-feira ficará reservada para a continuação do Mundial de Longboard, em Huntington Beach.

Saquarema Surf Festival é transferido de setembro para outubro, Punta Rocas Open Pro é adiado de outubro para novembro no Peru, Arica Pro Tour promove o primeiro QS 5000 do calendário no Chile, Circuito Banco do Brasil de Surfe define seus campeões em Ubatuba

Este é o quarto prêmio do curta metragem, dirigido por Ju Martins, que foi gravado em Búzios (RJ), durante a primeira clínica internacional do projeto, promovida pelo carioca bicampeão mundial de longboard

O brasileiro João Chianca e o peruano Lucca Mesinas foram os únicos sul-americanos que passaram para as quartas de final do Vans US Open of Surfing na Califórnia, Estados Unidos. Eles só voltam a competir na sexta-feira e Lucca vai enfrentar o norte-americano Eithan Osborne na segunda bateria, enquanto Chumbinho disputará a última vaga para as semifinais com o australiano Ryan Callinan.

  O Hang Loose Surf Attack 2022 realizou sua segunda etapa na Praia do Tombo, no último final de semana (29 a

Últimas notícias

A praia de Itacoatiara, em Niterói, recebeu mais uma vez a elite do surfe brasileiro de ondas grandes. Desta vez, no entanto, os big riders deixaram de lado a disputa da terceira janela do Itacoatiara Big Wave 2022 e surfaram as melhores ondas como exibição em técnicas e manobras radicais.

A organização do IBW está na expectativa de um grande swell na Laje do Shock para a sexta-feira, dia 12, com ondas que podem chegar a quatro metros

Conforme as previsões indicavam, os primeiros dias de disputa da penúltima etapa do CT 2022, Tahiti Pro, não terá baterias na água nos dois primeiros dias da janela de espera, que vai de 11 a 21 de agosto, em Teahupoo, Taiti.

Após reunião com membros e parte da diretoria, e, devido os alertas de ressaca e fortes ventos emitido pela Marinha e Defesa Civil, a ASS sempre visando a segurança dos atletas, especialmente os de base e estreantes, decidiu adiar a 2ª etapa do circuito Tríplice Coroa Saquarema de Surf para os dias 27 e 28 de Agosto na Praia de Itaúna.

A Federação de Surf do Estado de São Paulo apresenta o ranking do Circuito Paulista de Surf Profissional 2022, após a primeira etapa finalizada na Praia de Maresias, no último domingo (7)

O potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2019 e terceiro no ranking de 2021 dominado pelo Brasil, com Gabriel Medina conquistando o tricampeonato na melhor de três com Filipe Toledo, chega ao Taiti ameaçado por três surfistas.

Terceira etapa de 2022 do maior evento de esportes aquáticos do mundo ocorre em Saquarema. Disputas do SUP Wave começam no dia 18 de agosto

Confira o vídeo da final entre João Chianca e o havaiano Ezekiel Lau.  Chianca finalizou na segunda posição, e com o resultado  entrou na lista dos 10 surfistas que o ranking do Challenger Series classificará para o World Surf League Championship Tour de 2023. 

A Praia de Itacoatiara foi palco, na manhã do domingo (31), da competição de surfe de Tow-In, modalidade em que o surfista é rebocado por um jet ski. A disputa foi a segunda janela do Itacoatiara Big Wave 2022. A sessão de hoje vai marcar a história do surfe na cidade, segundo organizadores e surfistas.

Os havaianos dominaram os pódios em Huntington Beach, conquistando três dos quatro títulos disputados no domingo de praia lotada na Califórnia, Estados Unidos. O último foi do Ezekiel Lau na final com o brasileiro João Chianca,

Ação do contribuinte é importante para o sustento e independência da instituição com sede no Guarujá (SP)

As quartas de final masculinas e femininas do Vans US Open of Surfing, só serão realizadas no sábado (6), pois a sexta-feira ficará reservada para a continuação do Mundial de Longboard, em Huntington Beach.

Saquarema Surf Festival é transferido de setembro para outubro, Punta Rocas Open Pro é adiado de outubro para novembro no Peru, Arica Pro Tour promove o primeiro QS 5000 do calendário no Chile, Circuito Banco do Brasil de Surfe define seus campeões em Ubatuba

Este é o quarto prêmio do curta metragem, dirigido por Ju Martins, que foi gravado em Búzios (RJ), durante a primeira clínica internacional do projeto, promovida pelo carioca bicampeão mundial de longboard

O brasileiro João Chianca e o peruano Lucca Mesinas foram os únicos sul-americanos que passaram para as quartas de final do Vans US Open of Surfing na Califórnia, Estados Unidos. Eles só voltam a competir na sexta-feira e Lucca vai enfrentar o norte-americano Eithan Osborne na segunda bateria, enquanto Chumbinho disputará a última vaga para as semifinais com o australiano Ryan Callinan.

  O Hang Loose Surf Attack 2022 realizou sua segunda etapa na Praia do Tombo, no último final de semana (29 a

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula