Notícias

>

Itacoatiara define campeões com mar clássico

Após mais de dois anos de espera, a comunidade do surf de competição de Niterói se reencontrou em clima de amizade para disputar nos dias 4 e 5 de junho a primeira etapa do Circuito ASN, que é apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Escrito por

Claudio da Matta

|

Publicado em:

08/06/2022

|

Atualizado em:

08/06/2022

-

19:28

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Luiz Oberlander pegou o melhor barrel do evento – Foto: André Cyriaco

Após mais de dois anos de espera, a comunidade do surf de competição de Niterói se reencontrou em clima de amizade para disputar nos dias 4 e 5 de junho a primeira etapa do Circuito ASN, que é apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

No sábado, Itacoatiara mostrou todo seu potencial com boas e fortes ondas de 1,5m com séries maiores, no canto da pedra do Costão. O domingo foi clássico, com sol, ondas em torno de um metro, vento terral, disputas emocionantes e o tradicional clima de camaradagem entre todos os envolvidos no campeonato.

Luiz Oberlander encontrou um tubo profundo no mar difícil do sábado e conseguiu completar saindo pelo dog door. Ele venceu o prêmio oferecido pelo quiosque da Túnel Crew para o melhor túnel do evento. Mais uma vez a Puro Suco incentivou e garantiu uma alimentação saudável para todos os atletas e comissão técnica com uma farta mesa de frutas nos dois dias de disputas. A Pena por mais um ano fortaleceu sua parceria com a ASN e distribuiu kits para todos os finalistas das seis categorias.

Luca Nolasco – Foto: André Cyriaco

OPEN – Luca Nolasco, que foi campeão em todas as categorias de base da ASN, achou uma esquerda longa, manobrou com pressão e recebeu a maior nota dos juízes na final para subir no lugar mais alto do pódio na Open. Ele faturou uma prancha oferecida pela North Shore Surfboards do shaper Paulo Marinho, kit da Pena e voucher da Túnel Crew. Ben Borges é o atual campeão do ranking da Open e era o defensor do título da etapa. Tentou uma reação na segunda metade da bateria, chegou perto e terminou em segundo. Floriano Pinheiro foi um dos destaques durante todo o campeonato, especialmente no sábado de ondas pesadas. Junto com Ben receberam a maior nota do evento, 8,33. Ele também surfou muito na final de alto nível e ficou em terceiro. Caio Knappi tem evoluído e treinado bastante, mas na decisão não encontrou boas ondas e finalizou em quarto.

Ben Borges – Foto: André Cyriaco

MASTER -Ben Borges foi o vice na Open, mas entre competidores acima de 35 anos aplicou fortes batidas de backside sempre no crítico e faturou a Master. O niteroiense Gilmar Catelani foi um dos melhores surfistas da cidade nas décadas de 80 e 90, e atualmente reside nas Ilhas Canárias. Aproveitou a oportunidade de estar visitando sua família e voltou a participar de um campeonato da ASN. Correu três categorias, chegou na final da Master, acertou um forte floater de backside e garantiu o segundo posto. Marcílio Marques disputou duas finais e desta vez ficou em terceiro. Floriano Pinheiro era um dos favoritos para vencer. Arriscou tudo com um floater em uma junção pesada, que poderia ter lhe dado a vitória e surfou muitas ondas. Como em qualquer esporte, as vezes as coisas não acontecem como planejado, mas ele marcou sua presença na final na quarta colocação.

KAHUNA -O carioca Luiz Menezes é assíduo frequentador do Circuito ASN. Na semana anterior ele já tinha vencido o campeonato em Saquarema e em Itacoatiara demonstrou que continua com o surf afiado. Tinha uma boa nota conquistada em uma direita no início da final e encontrou a onda salvadora perto do término para pular para primeiro na Kahuna. Marcelo Ribeiro adotou a estratégia de escolher as direitas em direção a pedra, se manteve na frente mas sofreu a virada e terminou em segundo. Vinicius Boneco, local do Recreio e Prainha, compareceu pela primeira vez para competir em Itacoatiara, garantiu vaga na decisão e ficou em terceiro. Marcílio Marques arriscou tudo em uma junção para melhorar sua pontuação mas acabou trincando sua prancha e fechou sua participação em quarto.

Luiz Menezes – Foto: André Cyriaco

GRAND KAHUNA – André Magrita começou a decisão devagar, mas na segunda metade da bateria encontrou duas esquerdas com potencial, soltou seu surf e venceu mais uma vez a Grand Kahuna. Marcílio Rodrigues abriu bem a bateria, começou na frente mas foi ultrapassado por Magrita e finalizou em segundo. Rogério Alvarez tentou uma reação ao finalizar uma direita com três manobras, mas não teve tempo de correr atrás da segunda nota e ficou em terceiro. Alfredo Simon se manteve ativo durante toda disputa, arriscou bastante mas não finalizou suas manobras e parou em quarto.

Pedro Henrique Barbosa – Foto: André Cyriaco

JUNIOR – As duas categorias de base do circuito principal tiveram disputas emocionantes entre dois amigos e promessas do esporte de Niterói. Deryck Hoida Ramos achou uma esquerda no início da disputa e aplicou quatro manobras. Liderou toda bateria da Sub-18 mas no minuto final Pedro Henrique Barbosa arriscou tudo e completou uma batida em uma junção crítica. Quando ambos já estavam na areia a nota foi anunciada e Pedro Henrique conseguiu a virada emocionante por apenas um décimo. O carioca e local de São Conrado, Moisés Estevan, mostrou intimidade com as ondas de Itacoá, surfou solto e garantiu a terceira colocação. Yuri da Hora é mais um da safra de jovens surfistas de Piratininga e completou a final em quarto.

Deryck Hoida – Foto: André Cyriaco

MIRIM – Já na Sub-16 Deryck deu o troco. Também começou na frente, mas dessa vez manteve a liderança de ponta a ponta e se tornou campeão. Pedro Henrique Barbosa sempre foi um bom skatista e vem evoluindo rápido no surf, venceu a Júnior mas na Mirim foi o segundo. Como eles foram os melhores niteroienses nas categorias de base, garantiram suas vagas no Time ASN para disputar o Circuito Estadual. Moisés Estevan marcou presença em mais uma final, repetiu a mesma colocação e finalizou em terceiro. Rafael Oberlander é de uma família de bons surfistas, mais uma promessa de Piratininga e terminou em quarto.

Atletas se preparam para entrar no mar no Costão – Foto: André Cyriaco

A vibração e o clima positivo na entrega de prêmios refletiu o que foi o retorno do Circuito ASN. Atletas, organizadores e comissão técnica aguardaram ansiosos por esse momento. Foi mais do que o retorno das competições, foi a volta dessa grande confraternização entre os melhores surfistas de Niterói e das cidades vizinhas.

O Circuito ASN 2022 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Puro Suco, Pena, Túnel Crew e North Shore Surfboards.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Marca reafirma compromisso com o surfe brasileiro, assina naming rights da etapa por mais três anos, e festeja trajetória de conexões profundas com o lifestyle, atletas e público do esporte

Atleta, que vai disputar a Challenger Series neste ano, vai levar a iniciativa na ponta da prancha em ação inédita pela valorização do jornalismo regional

Ideia é conectar as marcas já consagradas no mundo da suplementação e saudabilidade ao universo do surfe; consumidores vão concorrer a chance de ir ao Vivo Rio Pro 2025

Em continuidade com a campanha de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, a Amigança Produções, o Clean Up The World e

Iniciativa propõe abordagem multidisciplinar com foco em saúde mental, apoio familiar e prática esportiva como ferramenta de transformação social

Com janela de espera por ondas perfeitas e premiação especial, ASN inova no campeonato Open em Niterói com apoio !

De 30 de maio a 15 de junho, evento gratuito reúne competições internacionais, cultura, educação ambiental e grandes nomes do esporte e da música

Potiguares querem repetir bom desempenho que tiveram no ano passado

Iniciativa no Recreio transforma esporte em ferramenta de cidadania, e formação integral para jovens do Rio

Atual campeã por equipes, São Paulo entra forte na disputa da Seletiva Brasileira CBSurf em Pernambuco, entre os dias 3 e 11 de maio, com promessa de grandes atuações e foco no Mundial ISA Junior.

As aulas tiveram início no mês de abril e oferece todo suporte ao surf adaptado para participantes com diferentes tipos de deficiência

Tricampeão Mundial de Longboard vence a final eletrizante no sábado, na Praia de Itaúna (RJ) Com o título do REMA, o carioca ocupa a vice-liderança no ranking do LQS !

Ele nasceu há 10 mil anos atrás, no Rio de Janeiro. A vida repleta de acontecimentos define o carioca Evandro Mesquita. Filho

Últimas notícias

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Marca reafirma compromisso com o surfe brasileiro, assina naming rights da etapa por mais três anos, e festeja trajetória de conexões profundas com o lifestyle, atletas e público do esporte

Atleta, que vai disputar a Challenger Series neste ano, vai levar a iniciativa na ponta da prancha em ação inédita pela valorização do jornalismo regional

Ideia é conectar as marcas já consagradas no mundo da suplementação e saudabilidade ao universo do surfe; consumidores vão concorrer a chance de ir ao Vivo Rio Pro 2025

Em continuidade com a campanha de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, a Amigança

Iniciativa propõe abordagem multidisciplinar com foco em saúde mental, apoio familiar e prática esportiva como ferramenta de transformação social

Com janela de espera por ondas perfeitas e premiação especial, ASN inova no campeonato Open em Niterói com apoio !

De 30 de maio a 15 de junho, evento gratuito reúne competições internacionais, cultura, educação ambiental e grandes nomes do esporte e da música

Potiguares querem repetir bom desempenho que tiveram no ano passado

Iniciativa no Recreio transforma esporte em ferramenta de cidadania, e formação integral para jovens do Rio

Atual campeã por equipes, São Paulo entra forte na disputa da Seletiva Brasileira CBSurf em Pernambuco, entre os dias 3 e 11 de maio, com promessa de grandes atuações e foco no Mundial ISA Junior.

As aulas tiveram início no mês de abril e oferece todo suporte ao surf adaptado para participantes com diferentes tipos de deficiência

Tricampeão Mundial de Longboard vence a final eletrizante no sábado, na Praia de Itaúna (RJ) Com o título do REMA, o carioca ocupa a vice-liderança no ranking do LQS !

Ele nasceu há 10 mil anos atrás, no Rio de Janeiro. A vida repleta de

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula