Notícias

>

Longboard/Havaí: Phil Rajzman vence a U-Surf Cup, em Queen´s Beach

Brasileiro, tricampeão Mundial de Longboard, competiu no campeonato local, por equipes, que contou com os melhores longboarders do mundo, como os havaianos: Bong Perkins, Dino Miranda e Lance Hookano

Escrito por

Casa do Bom Conteúdo

|

Publicado em:

23/09/2025

|

Atualizado em:

23/09/2025

-

16:43

|

4 min de leitura

4 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Brasileiro, Phil Rajzman, vence campeonato havaiano por equipes em Waikiki
(Crédito: Divulgação)

Honolulu (Havaí), setembro de 2025 – O carioca Phil Rajzman, tricampeão mundial de Longboard, conquistou mais uma vitória internacional, desta vez, na U-Surf Cup, disputada no berço do surfe mundial. O campeonato de longboard por equipes aconteceu entre os dias 19 e 21, na praia de Queen’s, em Waikiki, e reuniu a nova geração, assim como os melhores longboarders do mundo, entre eles os havaianos também campeões mundiais Bong Perkins (1996 e 2006), Dino Miranda (1997) e o lendário Lance Hookano.

Foram 21 times, cada um com seis surfistas. O formato da disputa foi o seguinte: todos da equipe entram na água por 20 minutos e são consideradas as duas melhores ondas de cada surfista. As três melhores equipes se classificam para a final, que acontece em mais uma bateria de 20 minutos. No time do brasileiro estava também o surfista Ezra Rodrigues, com quem Phil já disputou alguns eventos mundiais.

“É muito legal esse formato, bem diferente do que estamos acostumados. Nosso time foi o melhor na primeira fase entre os 21 e vencemos também a final. Além de ter sido muito maneiro, foi mais uma oportunidade de estar competindo no berço do surfe mundial e no quintal de casa”, comemorou Rajzman. “É mais um evento que celebra o surfe. Não tem categoria profissional, mas haviam três campeões mundiais e foi uma honra ter sido convidado para participar do Lumpia Team”, completou o atleta, que competiu com a Purple Monkey full carbon, prancha que desenvolve em parceria com a Powerlights: “segunda final que faço com essa prancha em menos de um mês no Havaí e ela segura muito bem.”

A paixão pelo surfe também segue na família. Coral Rajzman, de apenas 5 anos, não nega o DNA do pai tricampeão mundial e disputou o seu terceiro campeonato no Havaí, na categoria Kokua Girls – voltada para meninas entre 3 a 5 anos. Nesta categoria não há campeã: todas recebem prêmios como forma de incentivar a nova geração do longboard. “Estamos super orgulhosos. Ela pegou ondas iradas, se divertiu e me surpreendi vendo sua evolução, o controle da prancha, está fazendo suas primeiras caminhadas, já coloca o peso atrás para a prancha não imbicar”, explicou Phil.

“Quando estive no Brasil, desenvolvi uma prancha em homenagem a ela, a Coral Monkey, modelo que em breve será lançado”, finalizou.

Coral Rajzman não nega o DNA do pai tricampeão mundial (Crédito: Divulgação)

Em todas as edições da U-Surf Cup, os organizadores pedem para um shaper renomado doar um equipamento que é rifado, e o valor arrecadado é revertido em benefício da comunidade local de surfistas. Desta vez, o escolhido foi Phil Rajzman, que doou sua Purple Monkey – prancha híbrida de aproximadamente 6 kg e 9,4 pés – que permite realizar tanto o surfe clássico quanto o progressivo.

Superação e respeito dos havaianos – Desde que disputou o seu primeiro campeonato no Havaí, aos 15 anos, levado por Rico de Souza, Rajzman vem enfrentando as ondas gigantes do arquipélago americano. Atleta da elite mundial do longboard por 25 anos (até 2022), ele conquistou o respeito dos havaianos e costuma participar de campeonatos tradicionais locais, muitos deles exclusivos para surfistas da ilha e convidados especiais.

Há alguns anos, Rajzman divide sua vida entre temporadas nos EUA e em sua casa em Geribá, em Búzios (RJ). Desde dezembro de 2024, estabelecido em Waikiki, tem participado de competições locais e acumulado resultados expressivos. Entre eles, a vitória no 53º Hale´iwa International Open, um dos campeonatos mais tradicionais do mundo, realizado no North Shore, no final de dezembro; o vice-campeonato no 24º Duke’s OceanFest, em agosto, no Pacifico Longboard Classic, em Waikiki; e o 3º lugar na categoria Tanden, na mesma competição, em dupla com sua filha Coral.

Vale lembrar que, em abril, Rajzman também foi campeão do REMA WSL Saquarema Surf Festival, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Paralelamente às conquistas, o tricampeão mundial encara um desafio ainda maior: passa por sessões de imunoterapia a cada dois meses, no Rio de Janeiro, e segue em tratamento contra um linfoma não Hodgkin, que ainda terá a duração de aproximadamente um ano. Superando cada etapa com determinação, Rajzman continua a inspirar não apenas pela performance nas ondas, mas pela sua resiliência fora delas.

Phil com os também campeões mundiais de longboard, Dino Miranda e
Bong Perkins (Crédito: Divulgação)

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 43 anos, tricampeão mundial de longboard – Campeão Mundial pela World Surf League (2007 e 2016) e Campeão Mundial pela Oxbow Pro (2004) –, foi atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022). O esporte está em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.

Além de atleta, Phil é também empresário e produz suas próprias pranchas. Já teve um programa de TV, participou de dois filmes – Surf Adventures 1 – O Filme e Surf Adventures 2 – A Busca Continua –, comanda projetos sociais e é padrinho do Surf no Alemão, no Rio de Janeiro. Ele ainda mantém um canal no YouTube, o Phil Good.

Reconhecido desde cedo como uma das maiores promessas do surfe brasileiro, conquistou seu primeiro pódio no longboard aos 14 anos, em um evento em Saquarema, competindo entre grandes nomes da categoria. No ano seguinte, levado por Rico de Souza, disputou sua primeira competição internacional no Havaí, onde impressionou com suas performances nas ondas gigantes.

Desde então, construiu uma carreira marcada por conquistas expressivas: além dos três títulos mundiais, é também bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Vale ressaltar que Phil Rajzman foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de surfe, em 2007 – feito alcançado no longboard.

Phil Rajzman tem patrocínio da @philrajzmansurfboards, @philrajzman_surf_experiences e conta com o apoio da @powerlightsurfboards.

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal do
Youtube “Phil Good”

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Mutirão de limpeza na Praia da Macumba, no dia da limpeza mundial "Clean Up the World", reforça o espírito do projeto Restinga Viva e a importância de preservar a Área de vegetação nativa.

Carioca da Praia da Macumba garante 5º lugar na etapa australiana, sobe para 4ª posição no ranking e mantém vivo o sonho de disputar o Finals em El Salvador

Primeira etapa do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025 - dias 13 e 14 de setembro !

O Planejamento Esportivo 2026 da CBSurf confirma premiação de R$ 450 mil para o "Festival de Surf" do Longboard e Stand Up Paddle nas modalidades SUP Surf e SUP Race

Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)

Em agosto, o carioca Rajzman venceu o desafio Hang Five na plataforma Dare, criada para conectar inicialmente amantes do surfe e skate

A quarta etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf inicia nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Primeiro dia do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025 testa coragem e técnica da nova geração com mar agitado e avanço da maré em São Sebastião

Mirella Almeida prefeita de Olinda, recebeu campeões e dirigentes do surfe nacional em seu gabinete e recebeu o convite para prestigiar os grandes eventos que acontecerão no Bairro Novo

Etapa acontece nos dias 9 e 10 de agosto com disputas nas categorias Sub-12 e Sub-14 e soma pontos na corrida por vaga no Brasileiro de 2026

Em sessão inédita, lendas mundiais do esporte surfam juntos na maior piscina de ondas Wavegarden do planeta, enquanto Rodrigo Santoro – um dos atores mais premiados do Brasil, experimenta o jeito de viver exclusivo do novo clube high experience de São Paulo

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais só sobre performance, vitórias ou títulos —

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

Últimas notícias

Mutirão de limpeza na Praia da Macumba, no dia da limpeza mundial "Clean Up the World", reforça o espírito do projeto Restinga Viva e a importância de preservar a Área de vegetação nativa.

Carioca da Praia da Macumba garante 5º lugar na etapa australiana, sobe para 4ª posição no ranking e mantém vivo o sonho de disputar o Finals em El Salvador

Primeira etapa do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025 - dias 13 e 14 de setembro !

O Planejamento Esportivo 2026 da CBSurf confirma premiação de R$ 450 mil para o "Festival de Surf" do Longboard e Stand Up Paddle nas modalidades SUP Surf e SUP Race

Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)

Em agosto, o carioca Rajzman venceu o desafio Hang Five na plataforma Dare, criada para conectar inicialmente amantes do surfe e skate

A quarta etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf inicia nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Primeiro dia do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025 testa coragem e técnica da nova geração com mar agitado e avanço da maré em São Sebastião

Mirella Almeida prefeita de Olinda, recebeu campeões e dirigentes do surfe nacional em seu gabinete e recebeu o convite para prestigiar os grandes eventos que acontecerão no Bairro Novo

Etapa acontece nos dias 9 e 10 de agosto com disputas nas categorias Sub-12 e Sub-14 e soma pontos na corrida por vaga no Brasileiro de 2026

Em sessão inédita, lendas mundiais do esporte surfam juntos na maior piscina de ondas Wavegarden do planeta, enquanto Rodrigo Santoro – um dos atores mais premiados do Brasil, experimenta o jeito de viver exclusivo do novo clube high experience de São Paulo

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula