O brasileiro Miguel Pupo venceu o Tahiti Pro, décima e última etapa do CT 2022, que foi finalizada nesta sexta-feira, 19 de agosto, em Teahupoo, Taiti. Miguel derrotou o local taitiano Kauli Vaast, vencedor da triagens. Em ondas com cerca de 6 pés, foram disputadas as finais das categorias masculino e feminino e entre as mulheres, Courtney Colongue venceu deixando Brisa Henessy em Segundo. A brasileira Tatiana Weston-Webb finalizou o evento na terceira posição.
A final masculina começou com Miguel Pupo abrindo a bateria com um 7.0 em uma onda que parecia não ser muito promissora, mas devido à sua técnica apurada, o brasileiro obteve a boa nota. Na sequência o taitiano pega uma bomba e vem acelerando dando a impressão de que faria um high-score, porém, cai no final e marca apenas 1,93.
Após a nota ruim, Vaast se posiciona mais pra baixo e pega uma onda pequena, mas que lhe oferece dois tubos que valem 6,76 – . Aos vinte e cinco minutos de bateria, o taitiano parece um pouco nervoso e Miguel segue em sintonia com Teahupoo surfando outra onda na qual marca 5,83, e deixa o local precisando de 8,0.
Com a prioridade, Pupo se posiciona e consegue trocar seu 5,83 por 7,33. Na sequência Vaast mostra mais uma vez conhecimento e rema em uma onda que parecia ser pequena, mas que quando encontra a bancada, cresce proporcionando um ótimo tubo. Contudo, o brasileiro pega uma bomba na sequência e passa por duas sessões dificílimas e é recompensado com u 9.0. Com isso, o taitiano fica precisando de um 9.01 há treze minutos para o final da bateria. Ainda tinha mais. Nesse momento Pupo pega outra esquerda com um bom tamanho emplacando um 8.17 e na sequência Vaast consegue pegar um tubo, profundo, em uma onda menor, nota: 7,63.
A três minutos do término o cenário clareia para o brasileiro: prioridade nas mãos com seu adversário precisando de 9,54. A onda não vem e Mig confirma a vitória com o ótimo placar de: Resultado, Miguel Pupo vence sua primeira final no CT, unindo se a Gabriel Medina e Bruno Santos como vencedores da cobiçada etapa de Teahupoo.
Estou me sentindo incrível finalmente eu venci uma etapa. Eu tinha que vencer uma esse ano. Meu trabalho duro foi recompensado. Trabalho duro, a minha mulher sabe como eu trabalhei nessa temporada, o meu corpo estava todo dolorido esse ano e finalmente consegui conquistar meu objetivo”, comemorou Miguel que com o resultado foi alçado à sexta posição do ranking, batendo na trave para ingressar no WSL Finals.
Na primeira semifinal os tubos, que ditaram as regras desde o início da competição, seguiram sendo bem pontuados, principalmente quando o local Kauli Vaast, venceu o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, surfando os tubos que quebraram mais para o inside. Kelly não achou as ondas e Kauli Vaast conseguiu a excelente média de Vaast ( 17.33) contra ( 1.17) de Slater, o deixando em uma combinação raramente vista quando o assunto é Kelly Slater.
Na segunda semifinal duelo brazuca entre Caio Ibelli e Miguel Pupo, que vem apresentando um surfe de alto nível e mostrando muita sintonia com os tubos de Teahupoo.Ele demonstrou estar total sintonia com a bancada e soube aproveitar os tubos mais apertados desse momento no mar, parecendo estar em uma sessão de freesurf. Enquanto isso, Caio não conseguiu encontrar o caminho para sair dos tubos de backside. Placar: 13.50 x 7.57.
A primeira semifinal foi entre Brisa Hennessy (7.90) e Vahine Fierro (2.97). Na segunda semifinal feminina, Tatiana Weston-Webb mostrou go for it ao pegar uma bomba durante a semifinal, contra Courtney Conlogue. O placar foi apertado 7.66 a 7.30, mas Conlongue avançou para a final contra a surfista da Costa Rica, Brisa Hennesy, vencedora da semifinal contra Vahine Fierro.
A final, na qual as surfista optaram por surfar de capacetes, contou com 35 minutos de duração e começou fraca, com Courtney surfando uma onda fraca de 1,17. Na sequência Brisa pega um 0,50. Courtney apresentou o surfe mais sólido do evento, e consegue pegar uma boa esquerda em que mostra técnica, marcando 5,67, apesar de a onda ter sido bem pequena. Depois Courtney marca 7.17 e confirma a vitória.
Resultados:
Masculino:
1 – Miguel Pupo – 17.17
2 – Kauli Vaast – 15.0
Feminino:
1 – Courtney Conlogue – 11.67
2 – Brisa Hennessy – 5.20
Mais informações em nossas próximas atualizações.