Notícias

>

Seleção brasileira da WSL começa com quatro vitórias no Pro G-Land

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

31/05/2022

|

Atualizado em:

02/06/2022

-

15:13

|

6 min de leitura

6 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Gabriel Medina – Foto: Matt Dunbar/World Surf League)

O Quiksilver/ROXY Pro G-Land foi iniciado no sábado, com quatro surfistas da seleção brasileira da WSL estreando com vitórias nas ondas de 3-5 pés da seção Money Trees em Grajagan Bay, na ilha de Java, na Indonésia. O campeão olímpico Italo Ferreira fez a maior somatória da categoria masculina e o tricampeão mundial Gabriel Medina e Miguel Pupo também já estão nas oitavas de final em G-Land. A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb ganhou a última bateria feminina do sábado e passou direto para as quartas de final, com o número reduzido de competidoras após o corte na elite para a segunda metade do World Surf League (WSL) Championship Tour 2022.

No primeiro dia, foram realizadas as primeiras fases das duas categorias, com todos os 24 surfistas da masculina e as 12 da feminina divididos em baterias de três atletas. As mulheres competiram primeiro no sábado, com as baterias começando as 9h45 na Indonésia, 23h45 da sexta-feira no Brasil. Já a primeira chamada do domingo foi marcada para as 6h30 em G-Land, 20h30 do sábado no fuso de Brasília. A competição pode ser assistida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com com transmissão especial no Brasil pelo Globoplay e SporTV.

O primeiro destaque do ROXY Pro G-Land foi a pentacampeã mundial Carissa Moore. A havaiana surfou um belo tubo e atacou forte outra esquerda que abriu uma longa parede para ela fazer várias manobras. Carissa fez as marcas a serem batidas nesta sexta etapa do WSL Championship Tour, 17,16 pontos somando notas 8,83 e 8,33. A brasileira Tatiana Weston-Webb entrou no confronto seguinte e só surfou duas ondas. A primeira foi muito boa, rodando um belo tubo e um ataque na finalização, que valeram 8,67. Na outra, conseguiu 6,50 para derrotar a bicampeã mundial Tyler Wright e Lakey Peterson por 15,17 pontos.

Gabriel Medina – Jack Robinson – Foto: Matt Dunbar/World Surf League)

“Essa é a minha primeira vez aqui em G-Land e esse lugar é incrível”, disse Tatiana Weston-Webb. “Eu acho que tive sorte de pegar aquela onda perfeita, eu sabia que ia formar o tubo e ainda consegui fazer uma manobra forte no final. É quase inacreditável estar aqui podendo surfar uma esquerda de sonho como essa. Sou muito grata pela oportunidade e quero até agradecer a WSL, pelo esforço em realizar um evento nesse lugar maravilhoso”.

O Quiksilver Pro G-Land começou logo após a vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb conquistar a primeira vitória brasileira nas esquerdas perfeitas de Grajagan Bay, ou G-Land. O australiano Ethan Ewing pegou a melhor onda e conseguiu uma nota excelente – 8,50 – para superar o brasileiro Jadson André por 13,37 a 12,67 pontos, com o sul-africano Jordy Smith ficando em último com 12,33. Na categoria masculina, os vencedores avançam direto para as oitavas de final e os outros dois têm uma nova chance de classificação nos duelos homem a homem iniciados na repescagem.

DUELO BRASILEIRO – E o primeiro confronto eliminatório do Quiksilver Pro G-Land será 100% brasileiro. O atual líder do ranking, Filipe Toledo, vai enfrentar Yago Dora na primeira competição do catarinense, após a cirurgia no pé que impediu sua participação na primeira metade do CT 2022. Ele foi chamado para substituir o havaiano Seth Moniz, que se contundiu treinando em G-Land. Os dois não conseguiram ganhar suas primeiras baterias no sábado.

O vice-campeão mundial, Filipe Toledo, perdeu por pouco no confronto definido por menos de 1 ponto de diferença entre os três competidores. O indonesiano Rio Waida venceu por 11,83 pontos, contra 11,66 do norte-americano Nat Young e 10,80 do número 1 da temporada 2022, Filipe Toledo. Já Yago Dora ficou em segundo lugar na vitória do bicampeão mundial John John Florence na terceira bateria.

Ítalo Ferreira – Foto: Matt Dunbar/World Surf League)

RECORDE DO DIA – A bateria seguinte foi a primeira com participação dupla do Brasil no Quiksilver Pro G-Land e o campeão olímpico, Italo Ferreira, dominou o confronto desde a primeira onda que surfou. Ele atacou forte com uma série de batidas e rasgadas, antes de sumir dentro do tubo e sair fazendo mais manobras para finalizar. Os juízes deram nota 8,33, que ele somou com 6,83 para fazer o recorde de 15,16 pontos na categoria masculina. O americano Jake Marshall ficou em segundo com 9,67 e Caio Ibelli em último com 6,53 apenas.

“Estou muito feliz por ter sido abençoado com aquela primeira onda muito boa e por começar com vitória aqui”, disse Italo Ferreira. “É a primeira vez que venho para cá e estou amarradão por finalmente surfar uma esquerda nessa temporada. As séries estão demorando um pouco para entrar, mas quando as ondas vêm, são excelentes. A onda daqui te oferece muitas oportunidades para fazer manobras, surfar tubos e até para os aéreos. Eu tenho surfado direto desde que cheguei e agora é entrar focado também na próxima bateria”.

O campeão mundial de 2019 e primeiro medalhista de ouro na história do surfe nas Olimpíadas, Italo Ferreira, parece ter mostrado o caminho das vitórias para a seleção brasileira da WSL em G-Land. Depois, Miguel Pupo derrotou o havaiano Barron Mamiya e o australiano Connor O´Leary por 12,77 pontos na penúltima bateria. E na última, o tricampeão mundial Gabriel Medina achou uma onda que rendeu dois tubos e uma nota 8,07. Com ela, Medina venceu o também brasileiro Samuel Pupo e o australiano Callum Robson por 11,70 pontos.

Jadson André – Foto: Matt Dunbar/World Surf League)

REPESCAGEM – O estreante na elite deste ano, Samuel Pupo, foi o quinto brasileiro a cair para a repescagem do Quiksilver Pro G-Land. Na primeira rodada eliminatória, ele terá que encarar o único participante que competiu em G-Land, nas três edições do CT que aconteceram 25 anos atrás, Kelly Slater. Ele já enfrentou o onze vezes campeão mundial uma vez esse ano e o derrotou na primeira fase do MEO Pro Portugal em Supertubos.

A repescagem já vai começar com um duelo verde-amarelo, com Filipe Toledo com sua lycra amarela de número 1 do ranking, enfrentando Yago Dora. Na segunda bateria, tem Caio Ibelli contra o sul-africano Matthew McGillivray. Depois, Jadson André entra na quinta com o havaiano Barron Mamiya e Samuel Pupo na sexta com Kelly Slater. Os vencedores se classificam para as oitavas de final e quem perder termina em 17.o lugar no Quiksilver Pro G-Land, marcando 1.330 pontos no ranking e recebendo 12.125 dólares pela participação.

TRANSMISSÃO AO VIVO – O Quiksilver/ROXY Pro G-Land começou no sábado e tem prazo até 6 de junho para ser encerrado na Indonésia. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo Globoplay e pelo WorldSurfLeague.com e canal do YouTube e Aplicativo da WSL. Para os fãs do Brasil, a transmissão pelo YouTube é interrompida quando começarem as quartas de final e continua apenas pelo canal SporTV e WorldSurfLeague.com. A primeira chamada para as repescagens foi marcada para as 6h30 do domingo na Indonésia, 20h30 do sábado no Brasil.

RESULTADOS DO SÁBADO EM G-LAND NA INDONÉSIA:

PRIMEIRA FASE DO QUIKSILVER PRO G-LAND:
——-1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase ou Repescagem
1.a: 1-Ethan Ewing (AUS)=13.37, 2-Jadson André (BRA)=12.67, 3-Jordy Smith (AFR)=12.33
2.a: 1-Jack Robinson (AUS)=11.54, 2-Kelly Slater (EUA)=8.34, 3-Jackson Baker (AUS)=7.17
3.a: 1-John John Florence (HAV)=13.94, 2-Yago Dora (BRA)=11.67, 3-Kolohe Andino (EUA)=7.00
4.a: 1-Rio Waida (IDN)=11.83, 2-Nat Young (EUA)=11.66, 3-Filipe Toledo (BRA)=10.80
5.a: 1-Italo Ferreira (BRA)=15.16, 2-Jake Marshall (EUA)=9.67, 3-Caio Ibelli (BRA)=6.53
6.a: 1-Griffin Colapinto (EUA)=14.00, 2-Kanoa Igarashi (JPN)=9.64, 3-Matthew McGillivray (AFR)=8.46
7.a: 1-Miguel Pupo (BRA)=12.77, 2-Barron Mamiya (HAV)=11.37, 3-Connor O´Leary (AUS)=10.07
8.a: 1-Gabriel Medina (BRA)=11.70, 2-Samuel Pupo (BRA)=8.20, 3-Callum Robson (AUS)=6.14

PRIMEIRA FASE DO ROXY PRO G-LAND:
——-1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Segunda Fase ou Repescagem
1.a: 1-Stephanie Gilmore (AUS)=10.40, 2-Courtney Conlogue (EUA)=9.90, 3-Isabella Nichols (AUS)=8.30
2.a: 1-Brisa Hennessy (CRI)=13.83, 2-Bronte Macaulay (AUS)=13.27, 3-Johanne Defay (FRA)=13.20
3.a: 1-Carissa Moore (HAV)=17.16, 2-Gabriela Bryan (HAV)=15.04, 3-Sally Fitzgibbons (AUS)=9.30
4.a: 1-Tatiana Weston-Webb (BRA)=15.17, 2-Tyler Wright (AUS)=12.67, 3-Lakey Peterson (EUA)=9.16

REPESCAGEM DO QUIKSILVER/ROXY PRO G-LAND:

SEGUNDA FASE MASCULINA – 17.o lugar com US$ 12.125 e 1.330 pontos:
1.a: Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)
2.a: Caio Ibelli (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)
3.a: Kanoa Igarashi (JPN) x Jackson Baker (AUS)
4.a: Jordy Smith (AFR) x Connor O´Leary (AUS)
5.a: Barron Mamiya (HAV) x Jadson André (BRA)
6.a: Kelly Slater (EUA) x Samuel Pupo (BRA)
7.a: Callum Robson (AUS) x Jake Marshall (EUA)
8.a: Kolohe Andino (EUA) x Nat Young (EUA)

SEGUNDA FASE FEMININA – 9.o lugar com US$ 13.500 e 2.610 pontos:
1.a: Tyler Wright (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
2.a: Courtney Conlogue (EUA) x Johanne Defay (FRA)
3.a: Isabella Nichols (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
4.a: Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Por volta de 1880, em plena Conquista do Oeste, Mariah Gibbon montou em carroças e atravessou pela Oregon Trail até a cidade

Matheus Santos e Luana Soares se destacam no Longboard Ubatuba Festival e lideram o ranking paulista após vencerem na Praia do Sapê

Atual campeão mundial de duplas, surfista está a caminho de Portugal e inicia preparação para o Nazaré Big Wave Challenge

A atleta Itajaiense conquistou o primeiro lugar na categoria sub-16

Evento contou com atividades práticas e aulas com temáticas socioambientais para comunidades do local

Em seu retorno às competições, após um tratamento contra o câncer, o tricampeão mundial de longboard disputou com muita garra e venceu três baterias nesta terça-feira, em Itacoatiara (RJ)

Encerramento do Circuito Brasileiro de Surfe acontecerá entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro

Congresso Carioca de Surf acontece entre 31/10 e 3/11 na Praia da Macumba, Rio de Janeiro. Evento promove debates, clínicas e cursos com melhor da cena do surfe

Cometa "2023 A3 Tsuchinshan-Atlas" cruzou o céu do Brasil um ano após foto icônica registrada pelo fotógrafo Marcelo Maragni; dupla repetiu feito com outro fenômeno celeste

136 atletas de todo o Brasil disputarão 200 mil reais em premiações e o acesso ao Dream Tour 2025 no CBSurf Francês Surf Festival 2024

Circuito Surf Kids Geração Futuro fecha sua segunda etapa com a premiação dos campeões.

021 Club volta às atividades totalmente reformulada e com equipamentos de ponta.

Julia Duarte e Nacho Gundesen receberam convites como wildcards e irão competir na etapa que classifica surfistas para elite do surfe mundial

O Paradise Surf Games 2024 trouxe uma série de atividades que uniram surfistas locais e frequentadores do Longboard Paradise, com um clima de cooperação e competitividade amigável

Longboard Paradise realizará o Paradise Surf Games, um evento exclusivo para convidados no dia 5 de outubro. Serão 32 atletas, divididos em 4 equipes de 8 pessoas — 4 de pranchinha e 4 de longboard em cada time.

Prêmio da etapa que definirá atletas na elite do surfe, feito em parceria com a PB Arts, destaca elementos da natureza

Últimas notícias

Por volta de 1880, em plena Conquista do Oeste, Mariah Gibbon montou em carroças e

Matheus Santos e Luana Soares se destacam no Longboard Ubatuba Festival e lideram o ranking paulista após vencerem na Praia do Sapê

Atual campeão mundial de duplas, surfista está a caminho de Portugal e inicia preparação para o Nazaré Big Wave Challenge

A atleta Itajaiense conquistou o primeiro lugar na categoria sub-16

Evento contou com atividades práticas e aulas com temáticas socioambientais para comunidades do local

Em seu retorno às competições, após um tratamento contra o câncer, o tricampeão mundial de longboard disputou com muita garra e venceu três baterias nesta terça-feira, em Itacoatiara (RJ)

Encerramento do Circuito Brasileiro de Surfe acontecerá entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro

Congresso Carioca de Surf acontece entre 31/10 e 3/11 na Praia da Macumba, Rio de Janeiro. Evento promove debates, clínicas e cursos com melhor da cena do surfe

Cometa "2023 A3 Tsuchinshan-Atlas" cruzou o céu do Brasil um ano após foto icônica registrada pelo fotógrafo Marcelo Maragni; dupla repetiu feito com outro fenômeno celeste

136 atletas de todo o Brasil disputarão 200 mil reais em premiações e o acesso ao Dream Tour 2025 no CBSurf Francês Surf Festival 2024

Circuito Surf Kids Geração Futuro fecha sua segunda etapa com a premiação dos campeões.

021 Club volta às atividades totalmente reformulada e com equipamentos de ponta.

Julia Duarte e Nacho Gundesen receberam convites como wildcards e irão competir na etapa que classifica surfistas para elite do surfe mundial

O Paradise Surf Games 2024 trouxe uma série de atividades que uniram surfistas locais e frequentadores do Longboard Paradise, com um clima de cooperação e competitividade amigável

Longboard Paradise realizará o Paradise Surf Games, um evento exclusivo para convidados no dia 5 de outubro. Serão 32 atletas, divididos em 4 equipes de 8 pessoas — 4 de pranchinha e 4 de longboard em cada time.

Prêmio da etapa que definirá atletas na elite do surfe, feito em parceria com a PB Arts, destaca elementos da natureza

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula