
Lucca Conte Foto Fabio Gonçalves
O primeiro dia de competição do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025, realizado neste sábado (9) na Praia da Baleia, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, foi marcado por desafios extremos para as categorias Sub 12 e Sub 14, masculino e feminino. O evento é promovido pelo Governo Federal e ASEL (Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer), com patrocínio da EDP, homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e apoio da Secretaria de Esportes e da Prefeitura Municipal de São Sebastião.
As ondas, que chegaram a 1,5 metro nas maiores séries, não intimidaram a nova geração do surf paulista, que mostrou atitude e técnica para encarar as condições adversas. No entanto, o avanço da maré, que chegou até a área do palanque, obrigou a organização a interromper o evento na 25ª bateria do Round 1 da Sub 14 masculino, onde competiam Matheus Jhones, Murilo Bender e Kaique Moreira. A bateria foi paralisada com pouco menos de 3 minutos de disputa e será retomada neste domingo (10), às 7h, com início às 8h, com Matheus liderando com 4 pontos, a partir dos 11 minutos e 27 segundos restantes.
Segundo o responsável técnico do evento, Mad William, o campeonato continua no mesmo local, mas em uma posição segura para evitar interferências nas variações da maré.

Isabel Meyer Sub 14 Foto Fabio Gonçalves
Antes da interrupção, o público presente pôde acompanhar boas apresentações. No clima de comemoração do Dia dos Pais, muitos se orgulharam ao ver seus filhos encarando ondas desafiadoras, enquanto algumas mães observavam apreensivas. Destaque para Matheus Jhones, que marcou a maior somatória do dia na Sub 14 masculino (14.40 pontos), avançando à próxima fase ao superar Izau Signorini, Otávio Maia e Martim Borges.
Além do show de surf, teve muita ativação na praia com a equipe da EDP e voluntários, somando mais de 40 pessoas recohendo lixo de praia e oficina de trashboards. O palhaço saracura também agitou o público da praia e os jovens atletas com muita brincadeira e competições lúdicas.

Laura Kanaguzuki Sub 14 Foto Fabio Gonçalves
No feminino, Eduarda Stefani brilhou ao vencer a própria irmã Paula Stefani e Júlia Sato, somando 13.50 pontos.
O avanço da maré foi causado por um ciclone extratropical no mar e a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar, responsáveis também pelos alagamentos costeiros registrados na região.
Para o presidente da SPSurf, Zé Paulo, o dia mostrou não só a coragem, mas também o alto nível técnico dos jovens atletas, que enfrentaram ondas grandes com determinação.
Realização:Governo Federal – Ministério do Esporte – Lei de Incentivo ao EsporteASEL – Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer
Patrocínio:EDP – Energias de Portugal
Homologação:Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf)
Apoio Institucional:Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de São Sebastião
Mais informações e regulamento completo:
https://www.spsurf.com.br/colegial-2025-etapa-1/edp-segunda-etapa-colegial