
Phil Rajzman está em sua quarta participação no festival (Crédito Daniel Smorigo)
Março de 2025 – Entre os dias 12 e 20 de abril, nomes de peso do surfe brasileiro e mundial estarão reunidos na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), para o REMA WSL Saquarema Surf Festival. Um dos destaques será o tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman. O atleta, que atualmente reside no Havaí, disputará a etapa válida pelo Qualifying Series da World Surf League, que soma pontos para o ranking regional sul-americano.
Carioca, que reside em Búzios (RJ) quando está no Brasil, Rajzman tem uma ligação forte com Saquarema por ter sido o local de sua primeira competição de longboard, aos 14 anos. “Será ótimo estar no ambiente de competição e fazendo o que mais amo e representando a minha categoria, o longboard, além de poder rever amigos”, afirma. “É um prazer estar neste evento maravilhoso que vem incentivando, nestes últimos cinco anos, o esporte no Brasil, assim como a nova geração. Tem um clima muito amistoso e é realmente um festival de surfe que integra vários elementos e tem toda a essência que buscamos”, completa Rajzman, que está em sua quarta participação nessa competição.
Segundo ele, o surfe brasileiro sempre contou com excelentes representantes no circuito mundial de longboard e em Saquarema teremos um alto nível de surfe, se referindo a Jefson Silva, Rodrigo Sphaier, entre outros nomes já confirmados na categoria Longboard Pro. “Certamente muitos atletas virão de toda a América do Sul e acirrará mais a competitividade, uma vez que está valendo classificação para a primeira divisão do mundial. Será uma ótima oportunidade para todas as categorias”, afirma.
Desafio continua – Apesar de Rajzman estar em período de remissão por mais um ano e meio devido ao câncer, desde outubro já participou de quatro competições. Mês passado disputou o Uruguai Natural Longboard Festival, etapa do tour regional do sul-americano da WSL. “Tenho treinado com frequência no Havaí, apesar do meu desafio com a imunoterapia, que faço a cada dois meses, quando cai muito o meu rendimento e minha resistência. Mas não deixo isso me abater. Por isso já entendi que não é o momento de eu pensar em classificação ou vitória. Assim que terminar o tratamento, vou focar 100% para voltar ao circuito”, explica.
Primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, mas no pranchão, em 2007, Rajzman conquistou o seu segundo título pela WSL, em 2016. Antes, em 2004, foi Campeão Mundial pela OXbow Pro. Considerado um ídolo do surfe progressivo mundo afora, por suas manobras criativas, fez parte da elite do surfe durante 25 anos, até a temporada de 2022.
O evento cresceu e, em 2025, passou a ser chamado de REMA WSL Saquarema Surf Festival e terá três competições chanceladas pela WSL – QS 6.000, Pro Junior e Longboard Pro – para as categorias masculina e feminina. Reunirá, ainda, alguns dos melhores skatistas (Park) do país, nos dias 12 e 13/4 no Skateboarding Challenge e atrações musicais no Sounds Of Saquá. Serão nove dias com surfe, skate, música e arte na Capital Nacional do Surfe e aberto ao público.
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 42 anos, tricampeão mundial de longboard – Campeão Mundial pela World Surf League (2007 e 2016) e Campeão Mundial pela OXbow Pro (2004) -, atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.
Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de dois filmes (Surf Adventures 1 – O Filme e Surf Adventures 2 – A Busca Continua), comanda projetos sociais e é padrinho do Surf no Alemão no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que aos 14 anos conquistou seu primeiro pódio no longboard, em um evento em Saquarema entre grandes nomes da categoria. Aos 15 anos, levado por Rico de Souza, disputou sua primeira competição internacional no Havaí e impressionou com grandes performances nas ondas gigantes. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Vale ressaltar que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, em 2007, mas no pranchão.
Phil Rajzman tem patrocínio da @walicarsharing e @philrajzmansurfboards e apoio da @powerlightsurfboards e @surflandbrasil.
Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal do Youtube “Phil Good” Clique Aqui e no site Clique Aqui