Apresentado pela Prefeitura da Armação dos Búzios, o CBSurf Geribá Master 2022 teve belas apresentações na água e grandes encontros na areia, com personagens marcantes do surf brasileiro. Rodrigo Dornelles, hoje com 48 anos, mostrou o porquê do seu apelido “Pedra”. Neste grande dia de finais, Dornelles aplicou boas manobras de backside, e dominou a final da categoria Kahuna, com belas batidas. Logo no início da bateria, o surfista fez duas boas notas e administrou a bateria até o fim.
“Estou amarradão! Fiquei ali focado, peguei duas ondas boas no início, sentei lá no fundo e administrei. Quero agradecer ao Guilherme, que nos recepcionou nesses dois campeonatos. Quero agradecer a galera local de Geribá. E agradecer a minha família e a minha mulher. A vibe desse evento é essa, um grande encontro!” disse Dornelles.
Surfistas de todo o Brasil, estavam presentes na charmosa praia de Geribá. Exemplo de diversidade regional no surf, o maranhense Álvaro Bacana, surfista radicado em Santa Catarina, esteve presente também no pódio da categoria Grand-Master, que foi vencida pelo incansável Kleber Peixoto. Recordista no sábado, o alagoano foi bem nas ondas do Rio de Janeiro e ficou com o caneco de campeão nas duas etapas.
O tricampeão profissional, paranaense, Péricles Dimitri, continuou quebrando todos os recordes da competição. Depois de ser o recordista do primeiro dia, o surfista, da praia de Matinhos, fez, novamente, a maior nota do evento. Com uma escolha de onda boa, e afinada com ajuda do local, Théo Fresia – campeão carioca profissional de 2021 – Péricles acertou boas rasgadas de frontside numa direita. E foi agraciado com uma, excelente, nota 9. Mesmo sem ter uma segunda onda boa, venceu a final da categoria Master. Deixando o cearense Rogério Dantas em segundo.
O representante do Rio de Janeiro, no alto do pódio, foi Sérgio Noronha. O surfista carioca levou a melhor, vencendo, nada menos, que o paraibano, campeão do mundo, Fábio Gouveia. Fabinho lutou até o fim pra achar uma onda boa e ficou em segundo. Numa final super disputada, o bi campeão brasileiro, o baiano Jojo de Olivença, ficou em terceiro. Completando o pódio, ficou Arthur Gama, surfista do Rio de Janeiro.
m final super apertada, a categoria dos Legends foi decidida no detalhe. O shaper, catarinense, Marcelo MDio venceu com uma virada em sua última onda. A vitória foi muito comemorada, junto do seu amigo e atleta Guilherme Herdy. O cearense, Cardoso Junior, que escolheu ondas um pouco menores, perdeu o embate por 0,13 pontos. No meio de tanta comemoração, MDio dedicou a vitória ao seu grande amigo local, Guilherme Herdy.
“Nossa, obrigado! Obrigado meu Deus! Obrigado família! É uma guerra isso aqui. Obrigado, obrigado a esse cara aqui. O Guilherme é inspiração. Nossa Senhora, obrigado!” disse Marcelo.
Mar Sem Lixo – Durante o CBSurf Geribá Master, a CBSurf firmou uma parceria com a ONG Mar Sem Lixo para ações ambientais. Capitaneada por Jojó de Olivença, coordenador de responsabilidade Sócio Ambiental da CBSurf e por Roberto Ramos, presidente fundador do Mar Sem Lixo. Foram realizadas ações voltadas para conscientização, com palestras e coleta do micro lixo na praia, a fim de alertar sobre o lixo que chega nos oceanos. Foi realizado, também, o gerenciamento dos resíduos gerados pelo evento. E foram feitas medidas, compensatórias, como o plantio de mudas de vegetação costeira.
O CBSurf Geribá Master foi uma parceria entre Prefeitura da Armação dos Búzios – através da Secretaria de Turismo – e Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
O circuito CBSurf Master 2022 prestigiou as categorias Master (35+) , Grand-Master (40+), Kahuna (45+), Grand-Kahuna (50+) e Legends (55+), com premiação total de R$50.000.
O CBSurf Geribá Master foi apresentado pela Prefeitura da Armação dos Búzios, através da Secretaria de Turismo. Realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A etapa teve parceria da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), junto com a Associação de Surfe de Búzios (ASB). Os apoiadores foram Surfland Brasil, Silverbay, Açaí do Joca Jr, FU WAX, Shaper Ricardo Astral, Blocos Teccel, Cyclone e Geribá Surfe.
Master
1 – Péricles Dimitri PR
2 – Rogerio Dantas CE
3 – Klinger Peixoto AL
4 – Wilson Nora BA
Grand Master
1 – Klinger Peixoto AL
2 – Guilherme Herdy RJ
3 – Alvaro Bacana SC
4 – Rogerio Dantas CE
Kahuna
1 – Rodrigo Dornelles RS
2 – Alvaro Bacana SC
3 – Marcio Leal SC
4 – Dalmo Meireles BA
Grand Kahuna
1 – Sergio Noronha RJ
2 – Fabio Gouveia PB
3 – Jojo de Olivença BA
4 – Arthur Gama RJ
Legends
1 – Marcelo Mdio SC
2 – Cardoso Junior CE
3 – Edson Vieira SP
4 – Rodolfo Lima RJ
Master Local
1 – Glauber Oliveira
2 – Cristiano Saraiva
3 – Nahuel Lopez
4 – Eduardo Rodrigues