Na última segunda-feira, 15 de agosto, foi finalizado o o Big Wave International Lobos Por Siempre. O big rider chileno Ramon Navarro venceu com propriedade em ondas enormes com mais de 15 pés, em Punta Lobos, Chile.
Em segundo ficou o também chileno Cristopher Tapia seguido por Lucas “Chumbo” Chianca (3º), com Natxo Gonzalez do País Basco (4º), e Kohl Christensen, do Havaí em (5º). Além de Chumbo Vinicius dos Santos finalizou em 16º e Caio Vaz em 19º.
Houve uma long janela de espera e as previsões apontavam para condições realmente extremas, o que se concretizou. A prova não teve eliminação – cada surfista entrou na água por duas vezes em baterias, e a soma dos melhores resultados apontou o vencedor.
Apesar de uma longa janela de espera, a organização do evento já antecipava que a prova decorresse nesta segunda-feira. As previsões se concretizaram e o campeonato correu em condições que fizeram justiça à denominação “big wave surfing”. A prova não teve eliminação – cada surfista entrou na água em dois heats, e a soma dos melhores resultados dos dois heats ditou os vencedores.
Esse ano o evento contou também com a categoria feminina, que teve a americana Katie Mae McConnell como vencedora, seguida pela chilena Catalina Escobar (2º), Emily Erickson (3º) e a brasileira Michaela Fregonese (4º)
“Pode-se dizer que foi entre clássico, épico, histórico e incrível. Estamos esperando por isso há muito tempo, porque como comitê estávamos sendo muito seletivos e cuidadosos. No dia em que o tempo de espera acabou, a previsão só apareceu e foi o maior dia dos últimos 10 anos, com ondas ultrapassando os 12 metros”, disse o diretor de prova Matías López.
RESULTADOS:
1 – Ramón Navarro
2 – Cristopher Tapia
3 – Lucas Chianca
4 – Natxo Gonzalez
5 – Kohl Christensen
16 – Vinicius Do Santos
19 – Caio Vaz
1 – Keiti McConnell
2 – Catalina Escobar
3 – Emily Erickson
4 – Michaela Fregonese