O período de espera do evento começa na sexta-feira, 11 de agosto, e vai até domingo, 20 de agosto de 2023, e a competição acontecerá nos dias com as melhores condições dentro desse período.
Como a última parada antes das Finais do Rip Curl WSL, o Tahiti decidirá os últimos lugares no WSL Final 5. O Tahiti também confirmará quais competidores se qualificaram provisoriamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Este evento será uma prévia importante de como os Jogos Olímpicos poderiam ser, já que Teahupo’o é o local onde o surfe será realizado para as Olimpíadas do próximo ano.
Três Vagas Restantes no WSL Final 5 Antes das Finais do Rip Curl WSL
O Shiseido Tahiti Pro é a última parada no CT de 2023 e decidirá os três surfistas restantes que competirão nas Finais do Rip Curl WSL deste ano. No lado feminino, há apenas um lugar em disputa, enquanto no masculino há dois. Após sua grande vitória em J-Bay, Lakey Peterson (EUA) está agora classificada em 6º lugar e está se aproximando rapidamente da atual 5ª colocada, Caitlin Simmers (EUA). Os Campeões Mundiais Gabriel Medina (BRA) e John John Florence (HAW) estão atualmente em 6º e 7º lugares, respectivamente. Ainda têm a chance de empurrar Yago Dora (BRA) para baixo na classificação e garantir um lugar no WSL Final 5 com um resultado sólido no Tahiti.
Os competidores que já garantiram um lugar no WSL Final 5 buscarão consolidar a posição de cabeça de chave. Griffin Colapinto (EUA) e Molly Picklum (AUS) ocupam atualmente a 3ª e 4ª posições no ranking, respectivamente, e esperam melhorar suas posições para terem uma melhor chance de conquistar o tão almejado Título Mundial.
Moore e Toledo Vestem a Camisa Amarela de Líder Indo para a 10ª Etapa
Os líderes atuais do ranking, Carissa Moore (HAW) e Filipe Toledo (BRA), estão em busca de um grande resultado no Tahiti para garantir as posições de liderança nas Finais do Rip Curl WSL. O duo entrou nas Finais em 1º lugar no ano passado e estão muito próximos de fazer o mesmo novamente. Garantir essa posição criará uma vantagem significativa durante as Finais do Rip Curl WSL, já que precisarão vencer uma batalha melhor de três, em vez de progredir no sorteio. Ambos são atletas muito condecorados, mas nunca venceram em Teahupo’o. Moore e Toledo já venceram três eventos cada nesta temporada e esperam que o Tahiti seja o quarto.
Shiseido Tahiti Pro Presented by Outerknown – Baterias da Primeira Rodada Feminina:
Bateria 1: Molly Picklum (AUS) vs. Caitlin Simmers (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Bateria 2: Carissa Moore (HAW) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Vahine Fierro (FRA)
Bateria 3: Tyler Wright (AUS) vs. Stephanie Gilmore (AUS) vs. Johanne Defay (FRA)
Bateria 4: Caroline Marks (USA) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
Shiseido Tahiti Pro Presented by Outerknown – Baterias da Primeira Rodada Masculina:
Bateria 1: Joao Chianca (BRA) vs. Barron Mamiya (HAW) vs. Seth Moniz (HAW)
Bateria 2: Griffin Colapinto (USA) vs. Ian Gentil (HAW) vs. Kelly Slater (USA)
Bateria 3: Ethan Ewing (AUS) vs. Jordy Smith (RSA) vs. Kauli Vaast (FRA)
Bateria 4: Filipe Toledo (BRA) vs. Caio Ibelli (BRA) vs. Vencedor dos Trials
Bateria 5: Yago Dora (BRA) vs. Kanoa Igarashi (JPN) vs. Rio Waida (INA)
Bateria 6: Gabriel Medina (BRA) vs. Connor O’Leary (AUS) vs. Callum Robson (AUS)
Bateria 7: John John Florence (HAW) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Matthew McGillivray (RSA)
Bateria 8: Jack Robinson (AUS) vs. Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Liam O’Brien (AUS)