O Quissamã Surf Classic conheceu seus primeiros campeões em 2022. Na últia sexta-feira, 7 de outubro, nas ondas da Barra do Furado, Silvana Lima, Krystian Kymerson, foram os campeões da quarta e última etapa do circuito profissional da FESERJ. Os títulos do estadual de 2022, ficaram com os campeões do programa Brazilian Storm do canal OFF, os jovens, Cauã Costa e Julia Duarte. O vento, que soprou forte na quinta feira, deu uma trégua e as ondas de meio metro ganharam qualidade. As ondas de direita, na boca do rio, mostraram sua força. E os surfistas dividiram o espaço com os barcos de pesca que entravam rio adentro, a pesca tem bastante atividade na cidade. Apresentada pela Prefeitura de Quissamã, o QUISSAMÃ SURF CLASSSIC distribuiu mais de 50 mil reais, em premiações.
Estreante do dia, o cearense radicado no Rio, Cauã Costa, vestiu a Lycra em busca de ser campeão e garantir o título estadual. Começou bem devagar e passou em segundo lugar na primeira bateria, da terceira fase, vencida pelo campeão virtual Krystian Kymerson. Cauã, chegou a vencer bem a quarta fase. Mas sentiu dores na perna e surfou um pouco comedido na semifinal contra Pedro Neves. Na disputa do terceiro e quarto lugar, o surfista preferiu não entrar no mar contra Airton Dilan, para se poupar. Uma vez que já tinha garantido o título estadual e que ainda terá outras competições pela frente, neste ano.
“Estou amarradão! Essa era uma meta minha neste ano. E quero agradecer a FESERJ, por dar essa oportunidade para a nova geração. Quissamã é irado! Tem sempre ondas boas. No começo do ano as ondas estavam melhores Mas as ondinhas na boca do rio salvaram o surf” disse, Cauã.
E quem saiu na frente pela premiação foi Silvana Lima. A estrela, internacional, que mostrou toda sua força de surfista olímpica, fez a melhor apresentação do dia. A maior nota de todo evento foi para surfista de Paracuru. Depois de vencer, em sua estreia nas águas de Quissamã, deu uma aula de surf na segunda fase, fazendo 18,50 pontos, de 20 possíveis. Na final, encontrou a grande campeã estadual Júlia Duarte, que liderou praticamente toda a finalíssima. Mas, Silvaninha, mostrou que está com surf afiado. E levou o prêmio de 8 mil reais nos minutos finais, sagrando-se, campeã.
Julia Duarte, que aprendeu a surfar na praia do Grumari, mostrou porque é uma grande revelação do surf no estado. Campeã amadora, em diversas categorias, Julia chega ao título em seu primeiro ano como surfista profissional. Na disputa pelo título, Yanca Costa perdeu na quarta fase. Júlia fez o seu papel e ganhou todas as baterias. E chegou na final ao ganhar de Diana Cristina, no embate das surfistas regulares, na semifinal. Com chance de título, Taís de Almeida tinha que vencer o evento. Mas perdeu na semifinal e Julia ficou com o caneco de 2022.
“Nem acredito! Sério? Meu Deus! Vim em busca de surfar bem. Mas pra um título desse, nem tenho palavras! Que Maravilha! Já fui campeã estadual amadora, mas pro é pro! Gosto de surfar aqui. Tem sempre ondas. Agora é focar no título nacional, que eu tenho chances reais” , disse
O QUISSAMÃ SURF CLASSIC 2022 continua neste sábado, com a abertura do Estadual Master. O evento contará, também, com duas categorias locais (Open e Escolinha), organizadas pela associação local Barra Surf Clube.
A etapa de abertura do Estadual Master – com quatro categorias a partir dos 35 anos de idade – terá como premiação: pranchas do shaper Crivela; blocos e acessórios Soul Fins. Desta vez, a galera das categorias: Master (35+), Grand-Master (40+), Kahuna (45+) e Grand-Kahuna (50+) terão “prioridade” e vão competir no fim de semana.