O surfista Brasileiro Júnior Enomoto, o “Japa”, que reside em Bali, foi diagnostico com uma grave infecção pulmonar causada por uma bactéria. Por conta de seu estado, a equipe médica do hospital balinês o colcou em coma induzido. Informações dão conta de que a infecção se alojou em seu pulmão esquerdo, e há possibilidades de uma cirurgia ser necessária.
O longboarder brasileiro Gabriel Nascimento, Bruninho Santos, Ian Cosenza, entre outros, estão se mobilizando para ajudar o surfista. Os brasileiros têm se revezado nas visitas ao hospital. Gabriel estava com Japa quando os sintomas se iniciaram.
Beto Nascimento, pai de Gabriel, está no Brasil ajudando a mobilizar a comunidade do surfe:
“Ele está lá está até hoje lutando pela vida. O maior problema agora é que a conta do Hospital, que já passa dos 100 mil dólares e o Gabriel Nascimento, meu filho que mora la em Bali com o Junior, só conseguiu até agora 30 mil dólares de doação dos amigos. Estamos com muito medo do Hospital desistir dele se não arrecadarmos o dinheiro pra pagar o Hospital”, disse alarmado Beto.
Os custos desse tipo de internação são altíssimos e há uma vaquinha online para ajudar nosso Japa a sair dessa. Você pode colaborar clicando aqui.
Entenda a história:
O Japa estava na ilha de Lombok, e quando retornou pra Bali começou a sentir dor nas costas e no pescoço.
Há uma semana quando estávamos voltando de Desert no Barco o Júnior Reclamou de uma leve dor no peito. Achando que era algo muscular por também estar sentindo o pescoço travado não tomou nenhuma providência além de tomar “pain killers “ no dia seguinte os sintomas mantiveram e ele foi no hospital onde fizeram um scan e “nada” tinha sido constatado.
Deram remédio só pra dor e para a leve febre que ele tinha. Na segunda feira dor na região do pescoço/ peitoral persistiu e ele foi a um físio que fez uma liberação! Na mesma noite ele ficou com bastante dor e febre e voltou no hospital ontem lhe foi aplicado “painkillers” na veia …
Com uma pequena melhora na terça .. a febre sempre persistia e foi tratado por um fisio e acupuntura… tratamento que aliviava o sintoma mas a febre seguia voltando diariamente … até a madrugada de quinta para sexta onde foi levado à um outro hospital .. por começar a tossir e sentir um pouco de dificuldade de respirar ! Nesse hospital lhe receitaram azitromicina por 3 dias por terem constatado uma bactéria através de um exame de sangue! No dia seguinte, sábado à febre persistiu e a tosse aumentou e foi levado na parte da tarde pro hospital novamente.
Com quase quarenta graus de febre foi feito esse CT scan onde constataram uma possível ação da bactéria na região do pulmão! Nessa ocasião também foi relatado que o exame de imagem feito anteriormente no outro hospital já apontava alguma anomalia! Internado com antibiótico e oxigênio (devido uma baixa saturação ) aguardou o report do radiologista.e do cirurgião torácico. Com tosses pontuais e febre continua …
Ele por diversas vezes ficou sem o respirador e não apresentou dificuldade de respirar. Hoje, domingo, lhe foi dito que o problema se tratava de um “abscesso” / cavidade na parte inferior do pulmão esquerdo .. e que o procedimento cirúrgico seria necessário uma vez que o antibiótico não conseguiria agir no local! Sendo sugerido uma raspagem (menos invasiva com um possível risco de re contaminação) ou a remoção daquela parte do pulmão, que seria o mais seguro a se fazer. Ficando apenas na espera do exame de saliva pra descartar a possibilidade de tuberculose , e o exame de sangue pra saber se ele não tem nenhuma doença iquebana afete a imunidade e que seria um risco pra cirurgia. O médico também falou que pelo tamanho é possível que ele tenha isso pelo menos por um mês, mas vale ressaltar que antes disso ele era completamente ativo!