O São Paulo Surf Festival 2022 seguiu com força total neste sábado, 10 de dezembro. Realizado em Maresias, São Sebastião, litoral norte de São Paulo, o evento tem como máxima a interação entre várias modalidades, e hoje foi o dia da estreia do Campeonato de Longboard Feminino Open, que tem supervisão técnica da SPSurf, Federação Paulista de Surf.
As ondas se mantiveram bem pequenas, com cerca de meio metro, mas com ótima formação, o que proporcionou um belo balé na água. A organização optou por realizar baterias no sistema chamado de “pontos corridos” no qual todas as competidoras entram na água por duas vezes, e ao final são somadas as médias de cada bateria, e a partir daí são definidas as colocações.
Foram realizadas quatro baterias de – cada qual com quatro atletas. Ao final das duas disputas, classificaram-se as oitos melhores que irão compor as quartas de final. Autora da melhor média do dia, Renata Porcaro falou sobre o evento e sua classificação.
“Tem que esperar a boa, ainda mais nesse formato. Gostei do formato, a organização está de parabéns e é uma honra estar aqui representando o longboard feminino”, disse.
Outra que avançou e curtiu as condições foi Julia Vianna, 17 anos, surfista de Florianópolis que atualmente reside no Rio de Janeiro.
“Tô muito feliz porque tem boas ondas. Eu consegui surfar bem no freesurf e na hora da bateria me encaixei nas ondinhas”, comemorou. Campeonato de Longboard Feminino do São Paulo Surf Festival segue com as quatro baterias das quartas-de-final.
No domingo começa com uma remada até o Parcel de Maresias, laje localizada a cerca de 2,5km da costa e Rico de Souza já garantiu presença:
“Amanhã faremos essa remada em homenagem a essa praia maravilhosa. Vamos sempre lembrar da importância de preservarmos esse paraíso que é Maresias, afirmou Rico.
CONFIRA A GALERIA DO DIA:
Além das competições, o SPSF 2022 prestou algumas importantes homenanges, entre elas a entrega dos troféus de campeões paulistas a Alex Ribeiro ( surf profissional) e Carlos Bahia ( longboard profissional). Alex recebeu o troféu das mãos do presidente da FPSurf, Zé Paulo.
Para finalizar o dia em grande estilo, o Sunset Talks promoveu um bate papo leve, descontraído, e com muito conteúdo. Picuruta Salazar, Taiu, Marcelo Baboghluian, Silva Nabuco e Rico de Souza falaram sobre temas relacionados ao surfe, além dividirem experiência s pessoais com o público.
“Fico muito feliz porque sei que tenho amigos. Desde que comecei minha jornada, até os dias que passei no hospital, e até hoje, nunca estive sozinho”, disse o big rider.
Rico de Souza aproveitou para elogiar Taiu, considerado um dos melhores big riders brasileiros de todos os tempos:
“O Taiu foi o primeiro brasileiro a realmente dominar Sunset com classe. Ele sempre surfou com muita velocidade e técnica e tem grande importância na evolução do surfe brasileiro em ondas grandes”, disse Rico emocionado.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE DOMINGO:
Domingo – 11/12/2022
09:30 – REMADA de ABERTURA:
Canoa Havaiana * SUP * Pranchão e Pranchinha
10:30 – Campeonato Longboard (Semifinal e Final)
12:00 – Hula Hula
12:30 – Premiação do Campeonato de Longboard
13:00 – Condecoração das Personalidades
(Carlos Bahia * Leco Salazar * Picuruta * Yasmin Neves)
13:30 – Encerramento das Atividades
Realização: Rico Promoções Esportivas.
Patrocínio: Governo do Estado de São Paulo