Notícias

>

São Paulo Surf Festival: Sophia Gonçalves no comando em Maresias

Durante seis dias (dois finais de semanas consecutivos), o São Paulo Surf Festival movimentou a Praia de Maresias com exposições de pranchas retrô e da maior prancha do mundo, que mede exatos 11 metros e meio, palestras, aulas de surf e yoga e mostra de filme.

Escrito por

Charles Roberto

|

Publicado em:

18/12/2022

|

Atualizado em:

18/12/2022

-

16:39

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Sophia Gonçalves – Foto: Munir El Hage

Durante seis dias (dois finais de semanas consecutivos), o São Paulo Surf Festival movimentou a Praia de Maresias com exposições de pranchas retrô e da maior prancha do mundo, que mede exatos 11 metros e meio, palestras, aulas de surf e yoga e mostra de filme. Remadas, parede de alpinismo, futevôlei, futmesa, palestras, torneios de surf Longboard e Pranchinha e o Sunset Talk, que contou com as presenças do big rider Taiu Bueno, do campeão mundial de 2015 Adriano de Souza, Ivan Martinho CEO da WSL Latin America, entre outras personalidades que fazem parte do desenvolvimento do surf.

Sophia Gonçalves é local da Praia de Maresias, São Sebastião – Foto: Munir El Hage

A família Salazar também marcou presença a convite dos organizadores. “Fazia tempo que São Paulo não recebia um evento como este. Foi uma satisfação passar alguns dias ao lado da minha família, de amigos e vivendo essa energia aqui em Maresias”, comentou Picuruta Salazar.

O domingo (18/12), foi o encerramento do Festival e o Torneio de Pranchinha comandou a festa de último dia de Festival tendo a primeira semifinal vencida pela sebastianense bicampeã brasileira amador Sophia Gonçalves, que precisou superar outra atleta de São Sebastião, Giovana Donato, atual campeã paulista Sub 16. As experientes competidoras fizeram uma bateria acirrada e chegaram a alternar a liderança em alguns momentos, mas Sophia manteve a superioridade para conquistar a primeira vaga da grande final.

Leco Salazar é homenageado pelo seu segundo título de Campeão Mundial de SUP.. Nas extremidades, Zé Paulo e Rico de Souza – Foto: Munir El Hage

O belo duelo entre a sebastianense Mayara Zampieri e a paulista Luna Rebello marcou a segunda semifinal do dia num momento de mar liso e com mais força. As atletas disputaram a última vaga para a final onda a onda, e trocando prioridade a todo momento. Mayara acabou vencendo e ficou mais próxima do título.

Sophia Gonçalves, que vai representar o Brasil no ISA Games 2023, e Mayara Zampieri, campeã sebastianense Sub 16 e Sub 18, fizeram a bateria da grande final com boas ondas que quebram na praia de Maresias para encerrar o São Paulo Surf Festival em grande estilo. Mayara abriu o placar arrancando 3.50 pontos dos juízes com uma batida e uma rasgada, numa perfeita direita.

Mayara Zampieri – Foto: Munir El Hage

Sophia respondeu rapidamente, mas não superou. Até aos 15 minutos Mayara liderava a bateria com a maior somatória de 7.13 pontos enquanto Sophia mantinha 4,13 pontos. Mas o jogo mudou nos minutos finais da bateria decisiva e Sophia Gonçalves virou atingindo a somatória 11,10 pontos e sagrou-se a grande campeã do Torneio de Pranchinha da primeira edição do São Paulo Surf Festival 2022, garantindo uma viagem para América Central, premiação oferecida pela The Surf Travel.

Sophia exibe seu “cheque-viagem” – Foto: Munir El Hage

“Eu mesmo sabendo que estava perdendo mantive o foco porque a bateria só acaba quando a buzina toca e foi isso que aconteceu. Eu estou muito feliz de ter vencido e de saber que vou ficar uma semana na américa central”, disse Sophia Gonçalves.

Mayara nem imaginava fazer a grande final do evento. “Eu estou muito feliz de ter participado deste campeonato.

Na cerimônia de encerramento, a Federação de Surf do Estado de São Paulo fez uma justa homenagem ao atual campeão mundial da nova modalidade Sup Longboard, Leco Salazar, que recebeu o troféu das mãos do seu pai, Picuruta Salazar. “É uma honra receber este reconhecimento da SPSurf e ainda mais das mãos do meu pai, que é meu grande inspirador e me apoiou por todo meu caminho”, comentou.

A valinha de Maresias funcionou no domingo – São Paulo Surf Festival – Foto: Munir El Hage

O presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, muito emocionado, agradeceu aos integrantes da Família Salazar por todo o envolvimento deles com o surf. “Essa homenagem ao Leco é mais que justa. Vocês fazem parte da história do surf no Brasil. Eu, particularmente, tenho muito a agradecer por boa parte da trajetória da minha vida no surf ao Almir Salazar, meu grande mentor”, relembrou Zé Paulo com a voz embargada.

Várias atividades fizeram parte do SPSF, entre eles aulas de Yoga – Foto: Munir El Hage

Rico de Souza, o embaixador da Primeira edição do São Paulo Surf Festival, que contou com dois finais de semanas para ser concluído na Praia de Maresias, de tantas atrações que foram oferecidas, espera voltar em 2023. “Maresias nos recebeu de braços abertos e pretendo, se tudo der certo, estar aqui no próximo ano. Conseguimos atingir o nosso objetivo que foi transmitir o lifestyle surf”, destacou.

Dos seis dias de eventos o destaque ficou para o feito inédito realizado por Rico de Souza e Picuruta Salazar ao surfarem literalmente juntos uma onda de Maresias com a maior prancha do mundo.

Pódio com as finailistas – Foto: Munir El Hage

Resultado do Torneio de Pranchinha
1 – Sophia Gonçalves
2 – Mayara Zampieri
3 – Giovana Donato
4 – Luna Rebello

O São Paulo Surf Festival foi uma realização da Aprel, Rico Promoções Esportivas. Patrocínio do Governo do Estado de São Paulo. Apoios da Prefeitura Municipal de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Maresias (ASM) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo.

São Paulo Surf Festival – Foto: Munir El Hage

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais só sobre performance, vitórias ou títulos —

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Marca reafirma compromisso com o surfe brasileiro, assina naming rights da etapa por mais três anos, e festeja trajetória de conexões profundas com o lifestyle, atletas e público do esporte

Atleta, que vai disputar a Challenger Series neste ano, vai levar a iniciativa na ponta da prancha em ação inédita pela valorização do jornalismo regional

Ideia é conectar as marcas já consagradas no mundo da suplementação e saudabilidade ao universo do surfe; consumidores vão concorrer a chance de ir ao Vivo Rio Pro 2025

Em continuidade com a campanha de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, a Amigança Produções, o Clean Up The World e

Iniciativa propõe abordagem multidisciplinar com foco em saúde mental, apoio familiar e prática esportiva como ferramenta de transformação social

Com janela de espera por ondas perfeitas e premiação especial, ASN inova no campeonato Open em Niterói com apoio !

De 30 de maio a 15 de junho, evento gratuito reúne competições internacionais, cultura, educação ambiental e grandes nomes do esporte e da música

Potiguares querem repetir bom desempenho que tiveram no ano passado

Últimas notícias

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Marca reafirma compromisso com o surfe brasileiro, assina naming rights da etapa por mais três anos, e festeja trajetória de conexões profundas com o lifestyle, atletas e público do esporte

Atleta, que vai disputar a Challenger Series neste ano, vai levar a iniciativa na ponta da prancha em ação inédita pela valorização do jornalismo regional

Ideia é conectar as marcas já consagradas no mundo da suplementação e saudabilidade ao universo do surfe; consumidores vão concorrer a chance de ir ao Vivo Rio Pro 2025

Em continuidade com a campanha de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, a Amigança

Iniciativa propõe abordagem multidisciplinar com foco em saúde mental, apoio familiar e prática esportiva como ferramenta de transformação social

Com janela de espera por ondas perfeitas e premiação especial, ASN inova no campeonato Open em Niterói com apoio !

De 30 de maio a 15 de junho, evento gratuito reúne competições internacionais, cultura, educação ambiental e grandes nomes do esporte e da música

Potiguares querem repetir bom desempenho que tiveram no ano passado

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula