Neste domingo, 11 de dezembro, foi finalizado o primeiro final de semana do São Paulo Surf Festival. Desde que começou, na sexta-feira, 9 de dezembro, até o domingo, 11/12, o SPSF 2022 trouxe o verdadeiro espírito do esporte à Maresias, onde atletas de várias modalidades, banhistas, surfistas, e todos que compareceram à praia puderam compartilhar de belos momentos. O domingo amanheceu com ondas pequenas, menos de meio metro, água quente e uma temperatura bem agradável, palco perfeito para as disputas das fases finais da categoria Longboard Feminino.
A final foi disputada entre Evelin Neves e Monique Pontes, que vinha se destacando desde as baterias iniciais, mas na final não conseguiu achar boas ondas. Evelin soube surfar com bastante leveza e variação de boas manobras clássicas, além de ter uma ótima escolha de ondas. Placar final: 11,73 x 6,13. Evelin falou sobre sua vitória:
“O mar está muito difícil, quase não tem onda mas deu tudo certo. Fiquei focada em fazer uma nota boa no início e consegui. Depois tiveram poucas ondas e ainda bem que deu tudo certo. Obrigada Deus!”.
Pelo título Evelin faturou uma viagem para a América Central, com direito a escolher o local, mais traslado. Ela ainda não definiu o país para o qual irá viajar.
“Ainda não escolhi porque ainda não caiu a ficha que eu ganhei”, comemorou Evelin, local do Recreio dos Bandeirantes.
Outras atividades também marcaram o terceiro dia, entre elas um surfe – não planejado – com Rico de Souza e Picuruta Salazar compartilhando a “Maior Prancha do Mundo”. Os dois entraram no mar remando, a princípio para fazer o circuito e abrir o dia de atividades. Porém, conseguiram direcionar o “navio” em direção à praia e surfaram uma bela direitinha.
“É isso aí, Rico e Picuruta sempre juntos, sempre aprontando e realizando. Hoje foi mais um dia especial da nossa amizade”, disse Rico de Souza após surfar com seu pupilo. O detalhe é que a ação não foi planejada.
“Eu queria colocar a prancha na água, mas não é fácil surfar com ela. Contamos com o suporte da rapaziada local, do Carlos Bahia com o jet-ski e deu tudo certo! Estou muito feliz em estar aqui em Maresias, mesmo sem voz”, descontraiu Rico.
O domingo ainda contou com a bateria dos locais, realizada entre Carlos Bahia, Jeferson Silva, Leco Salazar e Picuruta. Os tarimbados surfistas aproveitaram para curtir ao melhor estilo do festival, que tem como máxima a confraternização e a celebração do esporte. Apesar de as ondas terem sido julgadas, a organização declarou “empate” ao final da bateria.
“Esse é o espírito desse festival. Aqui todo mundo sai ganhando. O esporte, os atletas, a galera de Maresias. Para nós da família Salazar é um prazer comparecer e festejar com todos”, disse o Gato, detentor de nada menos que 170 títulos e 10 campeonatos nacionais de longboard.
Além das competições, aulas de surfe, Canoa Polinésia, SUP, e apresentação de ula-ula fizeram parte do quadro de atividades apresentadas no SPSF 2022. Na semana que vem o evento permanece em Maresias com todas as atividade. Contudo, dessa vez o campeonato de surfe será para a categoria Open Feminino.
Resultados Campeonato de Longboard São Paulo Surf Festival 2022:
1 – Evelin Neves – 11,73 pontos
2 – Monique Pontes – 6,13
3 – Julia Viana
3 – Renata Porcaro
Semifinal 1:
Renata Porcaro
Evelin Neves
Semifinal 2:
Julia Viana: 8,50
Monique Pontes: 12,77
Confira o cronograma ( sujeito a alterações) da semana que vem – 16,17 e 18 (dezembro)
Sexta-feira 16/12/2022
Palestras: Escola Pública – Rico de Souza.
Apresentação: Maior prancha de surf do mundo (Guiness World Record).
Sábado 17/12/2022
Aulas: Escola de Surf; Escola de SUP; Escola de Longboard.
Apresentações outros esportes: wind surf / kite surf; Maior prancha de surf do mundo (Guiness World Record)
Sunset Talks: com Freddy Jacob, Marcelo Baboghluian, Romeu Andreata. Mediação Rico de Souza.
Desafio de SUP – volta do parcel de Maresias.
Atividades culturais: Museu do Surf – acervo Rico de Souza; Mostra de Cinema temática Surf Nacional; e Mostra de Fotografias, temática: ondas de São Paulo.
Competição de alto rendimento: Campeonato Feminino de surf ( pranchinha) categoria Open.
Domingo 18/12/2022
Aulas: Escola de Surf; Escola de SUP; Escola de Longboard.
Apresentações: Apresentação de wind surf / kite surf; Maior prancha de surf do mundo (Guiness World Record).
Atividades esportivas:
Bateria exibição com pranchas retrô: lendas do esporte;
Atividades culturais: Museu do Surf Rico, Mostra de Cinema temática Surf Nacional; e Mostra de Fotografias, temática: ondas de São Paulo.
Competição de alto rendimento: Campeonato Feminino de SURF categoria Open Feminino.