Filipe Toledo conquistou um título com um sabor de revanche na etapa de El Salvador do CT. Após ter sido derrotado por Griffin Colapinto na final de Punta Roca no ano passado, o brasileiro teve a oportunidade de enfrentar o americano novamente na decisão deste ano. Nesta sexta-feira (16/6) Filipinho deixou Colapinto em combinação, com uma pontuação de 17,33 contra 12,10. O atual campeão mundial comemorou muito.
Essa foi a segunda conquista de Filipinho nesta temporada e a 14ª de sua carreira. Além disso, ele igualou o número de finais disputadas com seu rival americano, Griffin Colapinto. No ano passado, Colapinto venceu os confrontos em Peniche (Portugal) e Punta Roca, enquanto Filipinho saiu vitorioso em Sunset Beach (Havaí). Na WSL, o confronto entre eles ficou empatado, com três vitórias para cada lado.
A vitória em Punta Roca permitiu que Filipinho ultrapassasse João Chianca e assumisse a segunda posição no ranking da WSL. No entanto, não foi o bastante para tirar a liderança de Griffin Colapinto, embora a diferença entre eles tenha diminuído para poucos pontos. O atual campeão mundial buscará recuperar o posto de número 1 do mundo em casa, na etapa de Saquarema, que ocorrerá entre 23 de junho e 1º de julho.
Na final contra Colapinto, Filipinho optou por deixar o americano sozinho no outside no início da bateria. Enquanto Colapinto não conseguiu finalizar sua primeira onda, Filipinho realizou mais manobras em sua primeira tentativa e obteve uma pontuação de 5,17. Embora Colapinto tenha temporariamente reassumido a liderança com 4,47 pontos, Filipinho respondeu com um aéreo que lhe rendeu 5,67 pontos.
Faltando 15 minutos para o fim da bateria, Colapinto executou boas manobras e concluiu sua onda com um aéreo que lhe rendeu 7,17 pontos, retomando a liderança. A partir desse momento, Filipinho iniciou seu show. Primeiramente, o brasileiro realizou quatro manobras poderosas que lhe garantiram 9,00 pontos. Em seguida, já de volta à liderança, ele executou outra onda excelente, com oito manobras, somando 8,33 pontos. Entrando em combinação, Colapinto arriscou tudo nos aéreos, mas sem sucesso. O título de Filipinho não foi ameaçado, e ele pôde celebrar mais uma conquista na WSL.
Resultados do masculino
Final
Filipe Toledo (BRA) 17,33 x 12,10 Griffin Colapinto (EUA)
Semifinais
Ian Gentil (HAV) 14,87 x 16,67 Filipe Toledo (BRA)
Griffin Colapinto (EUA) 15,50 x 9,26 Liam O’Brien (AUS)
Resultados do feminino
Final
Carissa Moore (HAV) 11,17 x 14,00 Caroline Marks (EUA)
Semifinais
Tyler Wright (AUS) 8,47 x 11,60 Caroline Marks (EUA)
Tyler Wright (AUS) 12,74 x 11,10 Stephanie Gilmore (AUS)