Notícias

>

Documentário ‘Nã Kama Kai – Children Of The Ocean é premiado em NY

Este é o quarto prêmio do curta metragem, dirigido por Ju Martins, que foi gravado em Búzios (RJ), durante a primeira clínica internacional do projeto, promovida pelo carioca bicampeão mundial de longboard

Escrito por

Mércia Suzuki

|

Publicado em:

04/08/2022

|

Atualizado em:

04/08/2022

-

16:18

|

4 min de leitura

4 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Cartaz com dois prêmios – divulgação

Ensinar crianças e adolescentes, através da educação baseada no oceano e no respeito ao meio ambiente para ajudar na formação de futuros líderes para um mundo mais próspero é a missão da organização sem fins lucrativos Nā Kama Kai (Crianças do Oceano), criada pelo campeão mundial de longboard, o havaiano Duane DeSoto. O projeto saiu pela primeira vez do Havaí, pelas mãos do atleta da elite mundial, o brasileiro Phil Rajzman, voluntário desde 2008 da ONG e o responsável para que virasse um documentário, que no último domingo, 31, venceu o Prêmio de Grande Júri do Montauk Film Festival, em Nova York.

O curta metragem Nā Kama Kai – Children Of The Ocean tem duração de 36 minutos, foi dirigido pela carioca Ju Martins e gravado em Búzios (RJ), durante a primeira clínica internacional do projeto, promovida em 2019 pelo bicampeão mundial de longboard. Rajzman mantém uma parceria sólida com o Nā Kama Kai e promoveu um intercâmbio cultural na época, quando trouxe 17 crianças e alguns integrantes do projeto ao Brasil, inclusive com a presença de DeSoto e família que ficaram hospedados em sua casa. O trailer pode ser conferido neste link.

Phil e Duane DeSoto – Foto: divulgação

“O Duane é um grande irmão do circuito mundial e me inspiro na filosofia havaiana de respeito à natureza, a valorização da cultura e às questões sociais. Há 14 anos ele criou o Nā Kama Kai e desde sempre sou voluntário, tanto que trouxe essa filosofia para o meu estilo vida. Sempre foi um sonho trazer para o Brasil e, por meio da iniciativa privada, consegui em 2019 e virou esse documentário maravilhoso, que superou nossas expectativas e estamos participando de vários festivais pelo mundo. Já ganhamos quatro prêmios”, comemora Rajzman que estava em Nova York no fim de semana com toda a equipe, inclusive Duane DeSoto, e agora, está em Huntington Beach para disputa da 2ª etapa do Mundial de Longboard (WSL Longboard Tour).

Montauk Film Festival 2022 em Nova Iorque – Foto: divulgação

Segundo o atleta, o encontro em Búzios foi mágico, pois além de surfarem, as crianças conheceram a tradição havaiana e a essência do projeto, além de trocarem experiências com indígenas da tribo Fulni-ô e membros da cultura quilombola brasileira. Rajzman e DeSoto comandaram oficinas e palestras sobre a importância da preservação dos oceanos e da Floresta Amazônica, fizeram um mutirão de limpeza na praia local e ministraram muitos outros ensinamentos, sempre destacando a união e harmonia entre os povos.

Quatro prêmios – Além do Montauk Festival, o documentário ganhou mais três prêmios: o Portuguese Surf Film Festival (Portugal), na categoria sustentabilidade; Toronto Indie Short – Best Indie Short e WorldFest – Houston International Film Festival – Best Short Documentary. Nā Kama Kai – Children Of The Ocean já foi selecionado para 12 festivais,incluindo o Maui Film Festival, o maior festival do segmento no Havaí.

“A experiência de ter levado o prêmio do Grande Júri desse festival em Montauk foi muito especial. Pela primeira vez, depois que o projeto foi concluído nos reunimos para celebrar esse projeto tão impactante. Ter tido a oportunidade de falar mais sobre essa história com tantas mensagens diferentes e importantes e ouvir sobre experiências de trocas de culturas pelo próprio Phil e Duane foi de encher o coração de alegria”, afirma Ju Martins, fundadora e diretora da Arte Girassol Produções. “Compartilhar esse projeto, que faz um trabalho lindo com o mundo é o nosso objetivo. O filme só foi possível ser realizado devido ao amor e dedicação de todos os envolvidos. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time e sou muito grata a todos”, completa, a diretora, que reside em San Diego (Califórnia).

Sobre o Nā Kama Kai – Programa de inclusão social, desenvolvimento da consciência ambiental e da cidadania, criado no Havaí por Duane DeSoto, campeão mundial de longboard. A iniciativa atende comunidades locais por meio das interações com surfistas profissionais, bombeiros, salva-vidas, biólogos marinhos e ativistas ambientais, com práticas de bem-estar e, sobretudo, levando crianças a se sentirem em casa dentro do mar, respeitando o meio ambiente. Na viagem ao Brasil, em 2019, na primeira clínica fora do Havaí do projeto, o encontro de culturas virou o documentário. As crianças havaianas, juntamente com as dos projetos sociais no Rio de Janeiro, dos quais Phil Rajzman faz parte – Surf no Alemão e Respirar -, conheceram a tradição havaiana e a essência do projeto, trocaram experiências com indígenas da tribo Fulni-ô e membros da cultura quilombola brasileira. Os campeões mudiais de longboard,, Phil Rajzman e DeSoto, comandaram oficinas e palestras sobre a importância da preservação dos oceanos e da Floresta Amazônica, e falaram da filosofia e ensinamentos do Nā Kama Kai, baseada também na união e harmonia entre os povos. Instagram @nakamakai

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

A praia de Itacoatiara, em Niterói, recebeu mais uma vez a elite do surfe brasileiro de ondas grandes. Desta vez, no entanto, os big riders deixaram de lado a disputa da terceira janela do Itacoatiara Big Wave 2022 e surfaram as melhores ondas como exibição em técnicas e manobras radicais.

A organização do IBW está na expectativa de um grande swell na Laje do Shock para a sexta-feira, dia 12, com ondas que podem chegar a quatro metros

Conforme as previsões indicavam, os primeiros dias de disputa da penúltima etapa do CT 2022, Tahiti Pro, não terá baterias na água nos dois primeiros dias da janela de espera, que vai de 11 a 21 de agosto, em Teahupoo, Taiti.

Após reunião com membros e parte da diretoria, e, devido os alertas de ressaca e fortes ventos emitido pela Marinha e Defesa Civil, a ASS sempre visando a segurança dos atletas, especialmente os de base e estreantes, decidiu adiar a 2ª etapa do circuito Tríplice Coroa Saquarema de Surf para os dias 27 e 28 de Agosto na Praia de Itaúna.

A Federação de Surf do Estado de São Paulo apresenta o ranking do Circuito Paulista de Surf Profissional 2022, após a primeira etapa finalizada na Praia de Maresias, no último domingo (7)

O potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2019 e terceiro no ranking de 2021 dominado pelo Brasil, com Gabriel Medina conquistando o tricampeonato na melhor de três com Filipe Toledo, chega ao Taiti ameaçado por três surfistas.

Terceira etapa de 2022 do maior evento de esportes aquáticos do mundo ocorre em Saquarema. Disputas do SUP Wave começam no dia 18 de agosto

Confira o vídeo da final entre João Chianca e o havaiano Ezekiel Lau.  Chianca finalizou na segunda posição, e com o resultado  entrou na lista dos 10 surfistas que o ranking do Challenger Series classificará para o World Surf League Championship Tour de 2023. 

A Praia de Itacoatiara foi palco, na manhã do domingo (31), da competição de surfe de Tow-In, modalidade em que o surfista é rebocado por um jet ski. A disputa foi a segunda janela do Itacoatiara Big Wave 2022. A sessão de hoje vai marcar a história do surfe na cidade, segundo organizadores e surfistas.

Os havaianos dominaram os pódios em Huntington Beach, conquistando três dos quatro títulos disputados no domingo de praia lotada na Califórnia, Estados Unidos. O último foi do Ezekiel Lau na final com o brasileiro João Chianca,

Ação do contribuinte é importante para o sustento e independência da instituição com sede no Guarujá (SP)

As quartas de final masculinas e femininas do Vans US Open of Surfing, só serão realizadas no sábado (6), pois a sexta-feira ficará reservada para a continuação do Mundial de Longboard, em Huntington Beach.

Saquarema Surf Festival é transferido de setembro para outubro, Punta Rocas Open Pro é adiado de outubro para novembro no Peru, Arica Pro Tour promove o primeiro QS 5000 do calendário no Chile, Circuito Banco do Brasil de Surfe define seus campeões em Ubatuba

O brasileiro João Chianca e o peruano Lucca Mesinas foram os únicos sul-americanos que passaram para as quartas de final do Vans US Open of Surfing na Califórnia, Estados Unidos. Eles só voltam a competir na sexta-feira e Lucca vai enfrentar o norte-americano Eithan Osborne na segunda bateria, enquanto Chumbinho disputará a última vaga para as semifinais com o australiano Ryan Callinan.

  O Hang Loose Surf Attack 2022 realizou sua segunda etapa na Praia do Tombo, no último final de semana (29 a

Os melhores surfistas do mundo já estão se preparando para o penúltimo evento do World Surf League (WSL) Championship Tour, o Outerknown Tahiti Pro, nos temidos tubos de Teahupo´o. Conhecido no mundo do surfe como "The End of the Road", em Teahupo´o será definido os 5 homens e as 5 mulheres que vão disputar os títulos mundiais da temporada no Rip Curl WSL Finals, nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.

Longboard

Longboard: Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival

O Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival promoverá a 2ª etapa do World Surf League (WSL) Longboard Tour em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A carioca Chloé Calmon foi vice-campeã na abertura da temporada 2022, na Austrália, e está em 2º lugar no ranking liderado pela havaiana Honolua Blomfield.

Leia mais »
Longboard

Longboard: Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival

O Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival promoverá a 2ª etapa do World Surf League (WSL) Longboard Tour em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A carioca Chloé Calmon foi vice-campeã na abertura da temporada 2022, na Austrália, e está em 2º lugar no ranking liderado pela havaiana Honolua Blomfield.

Leia mais »

Últimas notícias

A praia de Itacoatiara, em Niterói, recebeu mais uma vez a elite do surfe brasileiro de ondas grandes. Desta vez, no entanto, os big riders deixaram de lado a disputa da terceira janela do Itacoatiara Big Wave 2022 e surfaram as melhores ondas como exibição em técnicas e manobras radicais.

A organização do IBW está na expectativa de um grande swell na Laje do Shock para a sexta-feira, dia 12, com ondas que podem chegar a quatro metros

Conforme as previsões indicavam, os primeiros dias de disputa da penúltima etapa do CT 2022, Tahiti Pro, não terá baterias na água nos dois primeiros dias da janela de espera, que vai de 11 a 21 de agosto, em Teahupoo, Taiti.

Após reunião com membros e parte da diretoria, e, devido os alertas de ressaca e fortes ventos emitido pela Marinha e Defesa Civil, a ASS sempre visando a segurança dos atletas, especialmente os de base e estreantes, decidiu adiar a 2ª etapa do circuito Tríplice Coroa Saquarema de Surf para os dias 27 e 28 de Agosto na Praia de Itaúna.

A Federação de Surf do Estado de São Paulo apresenta o ranking do Circuito Paulista de Surf Profissional 2022, após a primeira etapa finalizada na Praia de Maresias, no último domingo (7)

O potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2019 e terceiro no ranking de 2021 dominado pelo Brasil, com Gabriel Medina conquistando o tricampeonato na melhor de três com Filipe Toledo, chega ao Taiti ameaçado por três surfistas.

Terceira etapa de 2022 do maior evento de esportes aquáticos do mundo ocorre em Saquarema. Disputas do SUP Wave começam no dia 18 de agosto

Confira o vídeo da final entre João Chianca e o havaiano Ezekiel Lau.  Chianca finalizou na segunda posição, e com o resultado  entrou na lista dos 10 surfistas que o ranking do Challenger Series classificará para o World Surf League Championship Tour de 2023. 

A Praia de Itacoatiara foi palco, na manhã do domingo (31), da competição de surfe de Tow-In, modalidade em que o surfista é rebocado por um jet ski. A disputa foi a segunda janela do Itacoatiara Big Wave 2022. A sessão de hoje vai marcar a história do surfe na cidade, segundo organizadores e surfistas.

Os havaianos dominaram os pódios em Huntington Beach, conquistando três dos quatro títulos disputados no domingo de praia lotada na Califórnia, Estados Unidos. O último foi do Ezekiel Lau na final com o brasileiro João Chianca,

Ação do contribuinte é importante para o sustento e independência da instituição com sede no Guarujá (SP)

As quartas de final masculinas e femininas do Vans US Open of Surfing, só serão realizadas no sábado (6), pois a sexta-feira ficará reservada para a continuação do Mundial de Longboard, em Huntington Beach.

Saquarema Surf Festival é transferido de setembro para outubro, Punta Rocas Open Pro é adiado de outubro para novembro no Peru, Arica Pro Tour promove o primeiro QS 5000 do calendário no Chile, Circuito Banco do Brasil de Surfe define seus campeões em Ubatuba

O brasileiro João Chianca e o peruano Lucca Mesinas foram os únicos sul-americanos que passaram para as quartas de final do Vans US Open of Surfing na Califórnia, Estados Unidos. Eles só voltam a competir na sexta-feira e Lucca vai enfrentar o norte-americano Eithan Osborne na segunda bateria, enquanto Chumbinho disputará a última vaga para as semifinais com o australiano Ryan Callinan.

  O Hang Loose Surf Attack 2022 realizou sua segunda etapa na Praia do Tombo, no último final de semana (29 a

Os melhores surfistas do mundo já estão se preparando para o penúltimo evento do World Surf League (WSL) Championship Tour, o Outerknown Tahiti Pro, nos temidos tubos de Teahupo´o. Conhecido no mundo do surfe como "The End of the Road", em Teahupo´o será definido os 5 homens e as 5 mulheres que vão disputar os títulos mundiais da temporada no Rip Curl WSL Finals, nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula